Resenha: Você não é invisível

Autor: Lázaro Ramos | Editora: Objetiva | Número de Páginas: 112 | Ano: 2022

Nota:  ☆☆


Carlos é um adolescente de 16 anos que mora com o pai e sua irmã Vitória, os dois só encontram o homem apenas no final do dia, pois ele possuí dois empregos. O livro é narrado por Carlos que é bastante ativo nas redes sociais, costuma fazer lives e todo esse cenário se passa na pandemia do coronavírus.
O livro aborda um pai que está em um momento vulnerável, pois se vê em dois empregos enquanto outras pessoas podem usufruir da segurança de seus lares nesse momento difícil de pandemia e uma mãe que apesar de estar vivendo a vida estudando mundo afora, sua família sofre de forma dolorosa com sua ausência.

Com uma linguagem acessível, vamos conhecendo a rotina dessa família, suas dores, seus medos e preocupações. Carlos evita falar com a mãe por uma série de fatores, ele tenta procurar seu lugar no mundo e muitas vezes invade o espaço pessoal da irmã ao roubar o diário pessoal dela para ler em suas lives.
Carlos faz muitas brincadeiras de mal gosto e por muitas vezes é impossível suportar a leitura, confesso que ele foi o motivo principal de não ter gostado da história, apesar dos temas interessantes que a trama aborda.

Muitos temas bons foram abordados nesse livro, mas todos de forma superficial e sem o devido aprofundamento, acredito que por ser uma leitura um pouco mais leve o autor quis apenas levantar alguns questionamentos para reflexões, mas de qualquer forma ficou tudo muito jogado e sem o devido foco.
A irmã de Carlos (Vitória) é interessante, criativa e sonhadora. Talvez se o livro fosse narrado por ela eu teria me conectado mais com a história! Inclusive Carlos fala muitas gírias, o que não seria nenhum problema se fosse algo natural, mas as falas dele parecem forçadas e até mesmo datadas, o que causa certa estranheza devido à época em que se passa a leitura.

Li o livro em um único dia e apesar de todos os pontos interessantes, foi uma leitura muito difícil de fazer, extremamente chata, rasa e confusa. Eu até tento entender que por ser uma leitura curta algumas coisas não irão ser muito trabalhadas, mas a chatice e a confusão ganharam, e infelizmente a história não funcionou nenhum pouco para mim.
Vale lembrar que apesar da nota negativa muitas pessoas gostaram da leitura, então se você está interessado em ler: leia e tire suas próprias conclusões!


Sinopse: Esta é a história de uma família em quarentena. Carlos e Vitória são irmãos e moram com o pai, mas só o encontram no fim do dia. Muito diferentes um do outro, se expressam cada um a seu modo. Porém, possuem uma mesma motivação: entender seu lugar no mundo.Carlos vive trancado no quarto, gravando vídeos e áudios sobre si mesmo ou postando nas redes sociais. Já Vitória é mais do papel, escreve um diário e inventa contos de fadas num caderno antigo que era de sua mãe. Mesmo confinados, os irmãos vão trilhando seus caminhos com os recursos e instrumentos que possuem.
O autor explora os muitos jeitos que temos de nos comunicar e com linguagem ágil, esse livro nos ensina que, se temos de encarar nossos monstros, que o façamos com coragem, segurando na mão de quem nos ama e quer bem ― porque ninguém é, ou deveria se sentir, invisível.

0 comments