Resenha: O Livro das Princesas


Autoras: Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza
Editora: Galera Record
Número de páginas: 288
Ano: 2013
Avaliação☆☆
Sinopse: "Da mesa da Princesa Mia Thermopolis: Olá, amigos, fãs e companheiros admiradores de princesas (ou eu deveria dizer simpatizantes de princesas?)! Eu mal pude acreditar quando alguém do Brasil permitiu que EU desse uma olhadinha neste livro. Mas acho que faz sentido, já que, além de ser uma princesa, também tenho verdadeira paixão por histórias românticas! Acreditem no que eu digo, este livro tem essas duas coisas de sobra! Mas são releituras contemporâneas, com reviravoltas que farão você dizer owwwwnnnnnn… Uma Cinderela DJ? Rapunzel popstar? Bela é uma supermodelo? E unicórnios em A Bela Adormecida?! Sim, por favor! Mais, mais. POR FAVOR. Não se preocupem, tem mais. Muito mais. Eu amei, e vocês também vão! (Sim, você também vai amar, Tina Hakim Baba. Pode pegar meu exemplar emprestado quando eu terminar de ler. Não, melhor: compre o seu. Assim você vai poder ler de novo e de novo, como eu pretendo fazer.)

Esse livro é composto por quatro contos. Trata-se de uma leitura mais moderna de quatro princesas e não sei se fui como muita sede ao pote, mas o que quer que tenha sido eu não gostei nenhum pouco da leitura!

No conto da Bela e a Fera conhecemos Belle, uma modelo muito famosa que está de férias em um cruzeiro com a família, mas acaba conhecendo uma rapaz misterioso que a salva de uma situação complicada e ao acordar está no quarto dele.
Ele não fica na luz e tenta manter todo um mistério para que a jovem não veja seu rosto. 
O final foi muito corrido e sinceramente? O casal se formou do nada, por assim dizer! O pessoal se apaixona tão rápido assim hoje em dia?

No conto da Cinderela temos uma jovem DJ que vive a vida tentando não pensar no pai e na madrasta que é completamente maluca. Então temos uma garota que sofre muito nas mãos de um pai que faz tudo que a mulher atual quer e não liga nenhum pouco para a filha biológica.
Achei a personagem muito fraca e fiquei decepcionada por ser uma história da Paula Pimenta, visto que as pessoas falam tão bem dela e eu não consegui ver "isso tudo" nesse conto.

O conto da Bela adormecida conta a história de Percy, um jovem que acabou de ser trocado por outro e terá de viajar para Paris. O problema é que ele não quer viajar, mas se inscreveu na viagem porque sua ex namorada queria muito ir na época que eles estavam juntos.
Esse conto não só envolve o mundo atual como também um universo fantástico onde uma princesa está adormecida por não ter cumprido uma regra real. Afinal, que mal haveria se ela tocasse aquele animal magnífico? 
“Por um instante, ele enrijeceu ,surpreso Esqueceu-se de que sabia beijar Esqueceu-se de que sabia respirar ...”
Esse foi para mim o "melhor" conto, mas ainda sim chega a ser surreal demais visto que ele pretende jogar tudo para o alto por uma garota que ele beijou apenas uma vez e que acabou de conhecer.

No último conto temos a história da princesa Rapunzel que nesse caso chama-se Camila e só tem os cabelos compridos por causa de uma promessa que sua madrinha fez quando ela era criança. Quer dizer que a mulher faz a promessa, mas quem cumpre é a garota? Já não gostei muito disso.

Camila quer viver o sonho de ser cantora e pretende participar do show de talentos da escola, mas para que isso aconteça ela deverá ir contra a vontade da madrinha (que quase nunca deixa a garota sair de casa).

Esse livro me decepcionou muito e tenho certeza que se as autoras tivessem trabalhado mais nos personagens minha nota seria bem diferente. Achei tudo muito corrido até mesmo para um livro de contos e os "finais felizes" foram surreais demais para mim.

Se for ler o livro vá com calma e acima de tudo sem qualquer expectativa. Apesar de não ter gostado da leitura, esse livro pode ser ótimo para você, por isso não perca as esperanças e leia para ter uma opinião concreta sobre ele.

20 comments

  1. Oie

    Eu li acho que dois contos deste livro e ainda não terminei...
    Mas concordo contigo, não se deve ter muitas expectativas.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Poxa, que pena que tu não gostou. E justo num livro que tem personagem com meu nome! AHHAHAHA
    Sério, nunca acho um livro que tenha uma Camila! Fiquei com vontade de ler mesmo com a resenha negativa só por esse motivo! Eu gosto muito da Meg e da Lauren Kate, mas as vezes todo autor escreve umas porcariazinhas né? HAHA

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pow sempre tem aquela vez que o autor escreve uma porcaria de vez em quando haha.
      ah eu gosto da Lauren também :)

      Excluir
  3. Já vi resenhas negativas e positivas sobre esse livro, então sempre fico na dúvida de comprar ou não! haha
    Gosto muito dos livros da Meg, mas das outras autoras ainda não li nenhum livro!
    beijinhos :*

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ser esse livro, até porque foi ele que deu origem a série de princesas modernas da Paula Pimenta e eu estou simplesmente amando ela.

    http://garotapassageira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não tinha lido nada a respeito,mas conhecia por alto e por ser escrito por autoras conhecidas achei que seria bom.
    Pela sua resenha não me animei em ler, não gosto quando a história é corrida e também não gostei dos personagens.

    ResponderExcluir
  6. Oi Alice!
    Que pena que o livro te decepcionou, a proposta é legal, mas já que era para adaptar os contos de fadas para a realidade atual, que eles ficassem realmente mais críveis, não?
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  7. Oi Alice!
    Sou apaixonada por contos de fadas e adaptações deles, e com certeza esse é um livro que eu espero poder ler um dia. Acho muito bacana a ideia de adaptar os contos para os dias de hoje. Uma pena que você tenha se decepcionado com o livro.
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  8. Ooi,
    amo releituras dos contos de fadas, e estou louca para ler esse livro, mesmo não gostando muito de contos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Antes eu anda bem empolgada com as adaptações dos contos de fadas. Mas aí foi ficando mais do mesmo. Até a série Once Upon a Time, que era uma das minhas preferidas, parei de gostar.
    Acho que os aspectos negativos pontuados por você são suficientes para que eu não me interesse pelo livros.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Alice o time de autoras desse livro em si já cria grandes expectativas, uma pena que a leitura não te conquistou, ainda não li o livro, mas estou curiosa com o conto da Paula quero ler . Já pensou se a moda pega de fazerem promessa e as pessoas cumprirem rssss. A capa está muito fofa.beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pow é um bom time ai eu fui com aquela sede e pá não curti. fiquei chateada olha haha.
      já pensou?? é mt gente pegando a promessa dos outros por ae viu. haha

      Excluir
  11. Oi Alice nunca senti muita empatia por essas coleções de contos da Gelera, e sua opinião sobre eles só veio para colocar uma pedra na minha vontade de ler, se é que existia alguma. Não sou muito fã de contos pq é uma história muito corrida e as vezes as coisas acontecem do nada o que desanima demais. Adorei sua sinceridade

    ResponderExcluir
  12. Oi Alice, esse livro já não me chamava a atenção, agora muito menos. Pelo que você contou, achei tudo muito superficial, então nem pretendo investir meu tempo.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  13. Ooi, tudo bem?
    Nossa, você é a primeira blogueira que faça negativamente sobre o livro. Mas achei legal sua opinião sincera, sem exaltar nada apenas pelas historias ou pelas autoras. Eu nao sou muito fã de contos mas quem sabe se tiver uma oportunidade leio para tirar minhas conclusões.
    Bj

    ResponderExcluir
  14. Nossa opinião não bateu, Alice. rsrsrs Odiei o conto da Lauren Kate e amei os das duas brasileiras. O livro nao é isso tudo, mas tem que ter final feliz sim, afinal é uma releitura dos contos de fada, não dá pra fugir muito. Enfim, tem um público-alvo, e se o leitor não faz parte dele é provável que não goste.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa, sério que o seu preferido foi o da Bela Adormecida? Só concordo quando você diz que ele é surreal, porque achei completamente horrível... rs... Mas, ao contrário de você, gostei muito dos outros três, adorei essa leitura!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro contos de fadas e as novas adaptações, e é percebível pelo nome do meu blog. Mas da mesma forma que é fácil acertar uma releitura de um conto de fada, é muito fácil errar. E digo isso pois li Princesa Adormecida da Paula Pimenta, e achei uma porcaria, muita coisa que a gente ler e não acredita. Beijos

    sempreadormecidas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Alice, tudo bem?

    Eu li o livro sem grandes expectativas e acabei gostando. Bom, nos contos de fada os romances ocorrem sim de forma rápida, então achei algo justificável ter acontecido isso nos contos, apesar de não gostar. Adorei os contos, tirando o da Bela Adormecida, que para mim foi o mais confuso e concordo com você quando disse que foi surreal, a autora misturou várias coisas e não fez muito sentido para mim. Adorei o conto da Cinderela, e não achei a Cíntia uma personagem fraca... e me fez gostar ainda mais da escrita da Paula Pimenta.

    Ainda quero ler "O Livro dos Vilões", mas comecei uma época e não curti muito.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  18. Oi Alice,
    Que pena que você não gostou :/ Te entendo, muitas vezes eu sou a única a não gostar de um livro.
    Enfim, sou doida para ler esse livro, pelo simples fato de ter amado a capa *--*
    Adorei a sua resenha :)
    Beijos ♥

    Livros Para o Chá das CincoCurta!

    ResponderExcluir