Resenha: Morangos Mofados


Autor: Caio Fernando Abreu
Editora: Agir
Número de páginas: 160
Ano: 2005
Avaliação☆☆☆
Sinopse: O que primeiro chama a atenção na leitura de "Morangos Mofados" é a fineza de estilo, a agudeza e a percepção de Caio Fernando Abreu para tratar da essência, do que há de mais profundo no ser humano. A busca, a dor, o fracasso, o encontro, o amor e a esperança vão se delineando nessa série de contos que se entrelaçam quase como se fossem um romance.



Não sou a melhor pessoa para falar desse livro, mas farei o meu melhor nessa resenha!
Morangos Mofados ... o nome chega a ser até melódico.Nunca pensei que essas duas palavras fariam tanto sentido para mim como fazem hoje. É um livro que vem trazendo uma coletânea de contos que retratam diversas coisas sobre o ser humano.

São contos que mexem com sentimentos, homossexualidade, relacionamentos, amizade, solidão e diversas outras coisas. É um livro que te faz pensar, é algo que te toca e deixa uma marca!
Cada conto tem sua particularidade e faz com que o leitor reflita em cada um de forma diferente.

O autor consegue trazer o que há de melhor e pior no ser humano de forma tão única, tão simples e ao mesmo tempo soberba. Morangos Mofados é e sempre será uma das melhores obras do autor (não que eu tenha lido todas), mas foi considerado em 82 como o livro do ano. Até hoje é considerado o melhor livro já escrito por Caio.

Eu li ele no kindle, então não posso comparar a diagramação nem nada do tipo, mas posso dizer que foi uma ótima experiência ler esse livro. O leitor consegue sentir como se cada conto fosse destinado exclusivamente para ele.
Recomendo de olhos fechados.
– Você tem um cigarro?
– Estou tentando parar de fumar.
– Eu também. Mas queria uma coisa nas mãos agora.
– Você tem uma coisa nas mãos agora.
– Eu?
– Eu.

24 comments

  1. Esse diálogo me perseguiu por anos no meu tumblr, e eu nunca soube de quem era hahaha adorei a resenha. Nunca li nada do Caio (nada além das frases famosas nas redes sociais), mas ainda espero conseguir ler todos os livros dele, principalmente esse. <3

    literarizei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Nunca li nada do Caio, só sei algumas frases das mais famosas. Já ouvi falar desse livro, mas não tinha me interessado. Acho que não houve o interesse pelo fato de não ser grande fã de contos, mas está na hora disso mudar. Quem sabe um livro como esse não desperta um lado dos contos que eu não conhecia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço muito pouco das obras do Caio, mas sei que ele é um dos autores nacionais mais aclamados. Es te livro parece ser maravilhoso, gosto de ler coisas que nos fazem refletir sobre a vida, que mexem com a nossa ideia de mundo. Enfim é um livro que quero conferir. Excelente dica.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Eu nunca li nada do autor, mas já vi algumas resenhas sobre. Eu gosto muito de contos e saber que nessa coletanea o autor traz o melhor e o pior do ser humano sensacional. Gosto disso.
    É muito ruim quando somos fã de um autor né? Sempre é complicado na hora de resenhar;
    Eu não entendi o motivo de ter apenas 3 estrelas se você gostou tanto...

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Alice,
    Eu não tive a oportunidade de ler nada deste autor. E é a primeira resenha que vejo dele, por você não ter gostado tanto do livro -embora tenha te tocado -, se eu for ler algo dele, provavelmente vai ser outro livro.
    Beijos!

    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Curto demais esses livros que trazem uma lição, algo que nos fazem refletir melhor sobre a vida. Não conhecia esse livro, mas ele tem tudo para conquistar o leitor. Espero ter a oportunidade de ler.
    Bjs Alice!!

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem?
    Já li um livro do autor e morro de vontade de conhecer mais de sua escrita. Gosto bastante de livros que nos fazem refletir e repensar sobre alguns assuntos, e pude sentir que podemos encontrar muito disso nessa obra. Estou curiosa para descobrir o significado do termo 'morangos mofados', já que você disse que isso nunca fez tanto sentido para você, até ler o livro. Também gostei de saber que, apesar de não ter dado nota máxima ao livro, você conseguiu realizar uma leitura proveitosa.

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  8. O livro não me interessou e acho que nãos leitura que me prenderia, mas sei que muitos irão gostar, mesmo assim obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  9. Oi Alice!
    Eu ainda não li nada do Caio Abreu, justamente por ele tratar de temas fortes assim da natureza humana. Não é o meu tipo de literatura preferida, me deixa muito para baixo! Mas sei que ele é um ótimo escritor. E gostei muito do título, "morangos mofados"!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Alice, tudo bem??

    Eu não conhecia o autor e nem a sua obra... percebi que ele tem muitos escritos por ai... eu não curto livros de contos... eu não gosto muito de ler... já li contos sim, mas bem pequenos, mas não é algo que busco ler. A premissa da história eu achei bem interessante... tem algo que me chama atenção, mas sinceramente por ser contos, o livro não me cativa para ler... Xero!

    ResponderExcluir
  11. Oi Alice, tudo bem?

    Eu ainda não li nada do autor, mas sempre tive uma curiosidade. Não conhecia esse livro, mas fiquei interessada na leitura, principalmente por retratar da natureza humana, além do fato de fazer refletir (o que eu gosto muito). Enfim, parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Realmente, esse título passa várias mensagens com apenas duas palavras. Ainda não tive a oportunidade de ler essa obra do autor, e confesso que não sei se lerei (não sou muito fã de contos pois tenho problema com histórias sem conclusão), mas fico feliz que as histórias tenham mexido com você, mesmo que não tenha dado a nota máxima.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Alice, sua linda, tudo bem
    Eu nunca tive o costume de ler contos, pois sou fã de livros com muitas páginas, muitas mesmo, risos.. Mas ultimamente, tenho dado chance a alguns contos e me surpreendido. E como você disse que ficou tocada com as histórias desses contos, acho que vale a pena conferir. Ótima dica, anotada.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Alice, nunca li nada do autor, mas sou daquelas pessoas que já ouviu falar sobre ele e sente uma pontinha de vontade de ler, contudo a lista de leitura é tão imensa que sempre acaba ficando para depois. Minhas férias estão chegando e vou tentar dar chance para livros que não forem de parceria, quem sabe assim eu consiga ler algo dele. Não conhecia Morangos Mofados, mas pelo que você disse parece ser excelente.

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nada dele, a não ser que considere os textos pela internet que atribuem a autoria a ele. rsrsrs
    Não entendi por que vc tirou 2 estrelas se gostou tanto.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  16. Alice lindona amo os textos de Caio Fernando porém acredita que não li nenhum livro dele, e já amei a premissa desse livro, sempre tem um texto dele que me identifico, seja na intensidade ou na transparências de seus sentimentos. Já vou comprar o livro. Somente não entendi a nota. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Não curto muito contos, mas tenho curiosidade de conhecer a escrita do Caio Fernando Abreu. É bom saber que o livro faz pensar, que toca o leitor e deixa marcas. Não gostei do título, mas de repente vai começar a fazer sentido para mim também depois de ler.

    beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi Alice, nunca li nada do Caio, apenas as frases que vejo pelas internet ou redes sociais. Tenho muita vontade de ler algo do autor e por isso já estou anotando essa dica. Adorei a resenha e o quote separado.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  19. O Caio é um dos melhores autores que eu conheço, e a escrita dele é sempre arrebatadora!
    Morangos Mofados foi o primeiro livro que li dele, e achei impressionante a forma como ele trabalha temas tão atuais e fortes com tanta delicadeza e sensibilidades, capazes de tocar fundo qualquer leitor. Adoro a maneira como ele induz o pensamento dos leitores, e nos faz acompanhar sua linha de raciocínio sem nem ao menos perceber.

    ResponderExcluir
  20. Oi Alice, tudo bem?

    Gostei de conhecer o autor através da sua resenha. Dei um Google e descobri que ele bem polivante, foi escritos, jornalista e dramaturgo, demais mesmo!!! Agora, fiquei tocada quando você escreve que o livro mexe com a gente, amo quando o autor tem este dom de atingir o seu leitor.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu já ouvi falar desse livro, mas nunca tinha tido interesse de ler até agora. Acho que saber que o livro mexeu tanto com você, me deu vontade de saber como é ler ele. Ainda mais já tendo sido considerado o melhor livro do ano e sendo o melhor livro do autor. E eu super adorei o quote ^_^

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  22. Oi, Alice!
    O livro é interessante. Um contraponto naquilo que estou acostumada a ler, mas eu de modo algum dispensaria a leitura. Me lembra demais Verme! do autor Jim Carbonera. Se você gostou de Morangos Mofados, acho que adoraria ler esse outro nacional. Foi uma das primeiras resenhas no blog e sobre ele, só digo uma coisa: visceral.

    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando — Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  23. Kkkkkk... Que sinopse.
    Não sei se acredito na mudança dos vilões não. Me parece bastante improvável eles quererem mudar logo agora. Penso que eles estão dando aula para uma coisa maior e maligna.
    Na sinopse diz que ela não se considera uma garota má, mas sabemos que sempre temos uma visão deturbada de nós mesmos. Me pergunto se esse roubou da presilha foi para o dar para alguma das irmãs ou para si. Tb fiquei curioso sobre como foi os roubos anteriores que ela cometeu antes de ser pega.
    A capa desse lançamento é muito fofa. Não tem como não desejar. ^^

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. caio fernando de abreu: rei!
    ele é um ótimo escritor, mas eu não sou fã de literatura brasileira. gostei de "vidas secas" escrito por graciliano ramos, mas, mesmo assim, eu fico meio que com receio.
    quero conhecer essa obra de caio, já que vc gostou e já que o livro foi considerado o livro do ano em 82.

    bjs

    ResponderExcluir