Resenha: Mulheres


Autora: Carol Rossetti
Editora: Sextante
Número de páginas: 160
Ano: 2015
Avaliação☆☆☆☆☆
Sinopse: Em 2014, a ilustradora Carol Rossetti começou a desenhar mulheres diversas para testar seus lápis de cor. Nunca poderia imaginar que suas criações despretensiosas ganhariam o mundo e iriam viralizar na internet a ponto de se tornarem matéria na CNN.
Com um traço característico e frases inspiradoras, Carol quebrou tabus e espalhou uma mensagem que ecoou em mulheres do mundo todo: somos fortes, merecedoras de respeito e especiais do jeito que somos, independentemente de opiniões e julgamentos alheios.
Agora, essa mensagem ganha o formato de livro e inclui textos sobre os temas centrais abordados em suas ilustrações, como corpo, estilo, identidade, relacionamentos e superação.
“Existem mulheres negras, brancas, morenas, latinas, asiáticas, indianas, indígenas. Existem engenheiras, donas de casa, prostitutas, senadoras, artistas, executivas, atrizes. Há mulheres cegas, surdas, mudas. Mulheres bipolares, deprimidas, ansiosas.
Existem heterossexuais, lésbicas, bissexuais, arromânticas, pansexuais, assexuais. Mulheres cristãs, ateias, budistas, islâmicas.
Há mulheres que não são ativistas, que nunca ouviram falar em feminismo, que nunca discutiram racismo. Mulheres que lutam de formas diferentes, a partir de ideias que não conhecemos. Existem mulheres que têm vergonha de compartilhar suas escolhas por medo de serem julgadas. E mulheres que discordam de tudo isso que eu disse até aqui.
Cada uma tem sua própria história, e acredito que todas elas merecem ser ouvidas e representadas. Minha abordagem será abrangente, convidando todos os que dividem comigo essa ideia de liberdade a celebrar a diversidade do ser humano.

Lembro como se fosse hoje o dia que a editora pediu para que os leitores ajudassem a escolher a capa desse livro e eu acabei votando nessa. Pensem na minha felicidade quando vi que essa capa foi a ganhadora.
Desde quando comecei a conhecer mais sobre o trabalho da autora percebi que esse livro não ia parar de me surpreender.


O livro traz diversas mensagens importantes, mas acima de tudo tem o papel de conscientizar o ser humano sobre coisas que muitas das vezes viramos o rosto e fingimos que está tudo bem, que é normal, que sempre foi assim e que não podemos fazer nada a respeito disso

O projeto Mulheres nasceu sem qualquer pretensão da autora e foi ganhando espaço cada vez mais em compartilhamentos nas redes sociais, dentre outras coisas. A autora não imaginava que suas ilustrações teriam tanto impacto a ponto da mesma virar referência na luta contra inclusão, descriminalização e etc. 

A autora vem trazendo através de ilustrações e pequenas frases algo que chega a tocar o leitor de forma direta, bem humorada e até mesmo com "pequenas doses de acidez". 
As ilustrações estão lindas e é cada uma mais apaixonante que a outra!

Apesar de ser um livro com a temática mulheres, todos podem se sentir incluídos na leitura. Não importa sua raça, seu credo, seu corpo, seus problemas. O importante mesmo é o que você pode fazer para melhorar a visão que você tem de si e aprender que não importa o que te faz feliz, o importante é ser feliz.


O livro tem uma diagramação muito bonita e você pode ver o cuidado com que a editora tratou esse exemplar. Sinceramente estou apaixonada por essa obra. É um daqueles livros que se eu pudesse, com certeza eu me casaria com ele.

Sinceramente? Eu me senti amada quando abri essa obra. Sim essa é a expressão. Eu me senti amada e compreendida de diversas formas.
É uma leitura rápida e flui muito bem, quando você vê já terminou e nem sentiu o tempo passar. 


42 comments

  1. Oi ótima resenha amiga, amei as ilustrações que vc colocou no blog, fiquei com vontade de conhecer e de ler este livro!
    É muito bom se sentir amada e fico feliz que o livro tenha te feito tão bem!!

    Tem selinho pra vc no Blog...

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2015/08/selinho-blog-fofo.html

    ResponderExcluir
  2. Adorei as imagens e a resenha ficou otima, é a primeira que eu leio sobre esse livro e não sabia o que esperar, mas com certeza não posso deixar de ler ele, muito obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  3. Amei as ilustrações e quero mais. Já tinha visto em outro blog, mas nada tinha lá que era livro, só as imagens mesmo. Agora que eu sei que é estou super animada e vou comprar pra mim ha, ha. Mas diferente de você eu curti muito essa capa não.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  4. Assim que vi o lançamento fiquei louca para possuir esse livro, principalmente pelas ilustrações e tema abordado.
    Gostei demais da ideia da autora, de uma forma tão linda e inteligente falar sobre assuntos tão verdadeiros e polêmicos. Maravilhoso!!
    Adorei sua resenha e espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Bjs Alice!!

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha e amei o livro. O mundo precisa de mais obras assim. As ilustrações são fantástica. Ótima dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Confesso que não me interessei muito na sinopse.
    A capa ficou linda, as imagens com as frases mais ainda <3.
    Adoro livros que vou lendo e quando assusto já acabou. Acho que minha impressão inicial sobre ele está errada. Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.
    Você fez uma ótima escolha ao votar nessa capa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Alice ^^
    Quando vi essa capa e sinopse nos lançamentos da editora fiquei babando e desejando poder ler. Já tá mais do que na hora de a mulher poder ser livre sem ser influenciada pela opinião dos homens. Cada um faz o que deseja com o corpo, afinal ele é seu.
    Não tinha visto as ilustrações da autora, só a capa da obra. Ela deseja muuuuuuuuuuito bem *_________________*
    Essas ilustrações que você escolheu são lindas demais de se admirar e as mensagens são excelentes. Gostei da acidez da autora nas frases. kkk
    Não vejo a hora de poder adquirir esse livro e me deliciar com as frases e os traços da Carol. Vou até procurar ela no face.
    Parabéns pela resenha, Alice. ^^
    Bjs :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. ADOREI AS ILUSTRAÇÕES!
    "mulheres" tem tudo para ser um grande lançamento!
    quero muito poder conhecer mais da obra!

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi. Já acompanho o trabalho da autora faz um tempinho e adoro.
    Vou comprar o meu livro assim que possível :D

    ResponderExcluir
  10. super me identifiquei com Samantha hahahah
    Bem, eu acompanho a Page dessas tirinhas e acho a ideia formidável... Quando puder, já quero o livro...
    bjs, Alice :D

    ResponderExcluir
  11. Oi Alice!!
    Ainda bem que votou nesta capa porque ela é LINDA!!! Fiquei super curiosa, amo livros que passam essas mensagens <3
    Quero ler o livro!!
    Beijos!!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu adoro a proposta desse livro e as ilustrações, mas confesso que não é algo que me chame a atenção.
    Ainda assim, minha mãe tá me perturbando por ele, vou comprar pra ela kkkkk
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. MUITA INVEJA DE VOCÊ NESSE MOMENTO!! kkkkkk
    eu estou aqui ainda esperando o meu chagr, anyway, eu acompanho o trabalho desde o final de 2013, foi um dos primeiros posts que fiz no blog contando sobre essas ilustrações de puro amor e quando soube do livro fiquei doida kkkkk também votei nesse bate ai o/ queroo muitooo ler.

    ResponderExcluir
  14. Eu amei a iniciativa, amei o trabalho, amei as ilustrações, e amei, acima de tudo, os temas que elas suscitam. Além de reflexões indispensáveis a todos nós como seres humanos, as ilustrações também trazem opiniões fortes e fundamentais para toda mulher atual. Admiro a autora extremamente por essa proposta.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Adorei o livro!
    As ilustrações são demais!
    Me identifiquei com o segundo texto. Há pouco tempo fiz californianas vermelhas nas pontas do cabelo, muita gente veio me chamar de adolescente, por conta disso. Não sei porque cada um não cuida de sua vida...rs
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Quero muito esse livro.
    As ilustrações são lindas e as frases ótimas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Alice, nossa fiquei super curiosa com esse livro, parece ser encantador! Já estou louca por ele :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Eu já havia visto várias dessas ilustrações na internet, mas não imaginei que tivesse tomado tamanha proporção. Mas, merece né? Adorei e espero que ela faça muito sucesso!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  19. Oiii...
    Muito lega.!
    Diagramação bonita mesmo.
    Quero ler!

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, flor.
    Eu gostei muito do projeto e o livro parece belíssimo com todas essas artes. Acho que o respeito precisa mesmo ser foco de obras literárias e artísticas. Mas confesso que algumas dessas frases me soam muito extremistas, sabe? Por exemplo: a maquiagem, para a grande maioria das mulheres, não é usada para si mesma. Em geral é usada para se manter bonita e atraente. Tem um valor social intrínseco a ela. Quando os homens reclamam sobre "propaganda enganosa", devo confessar que reconheço que isso acontece algumas vezes. Há quem se torne irreconhecível sem maquiagem. Até que ponto o uso excessivo desses produtos de beleza deve ser validado "só porque você quer usar"? Eu acho que é preciso ter uma campanha de conscientização sobre a saúde da pele, por exemplo, sofrer com o uso excessivo de maquiagem. Sobre como tratar manchas e não necessariamente escondê-las. Sobre como a maquiagem deve servir para destacar seus pontos fortes sem esconder aquilo que também faz parte de você: suas imperfeições. Não sei se me fiz entender, mas essas frases nem sempre me representam.

    Beijos, flor!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Eu vi esse livro na saraiva na semana passada e ele está lindo demais. Quero muito comprar, mas agora tá complicado haha adorei sua resenha.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  22. Geeente, tinha visto essas ilustrações nos facebooks da vida, e nunca imaginava que o livro que lançou era da desenhista e continha essas imagens. Achei demais! Quero muito ler *-*
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  23. Alice, não consigo expressar o quanto estou curiosa por essa obra e arrependida de não tê-la solicitado.
    Eu não fazia ideia que o livro era tão linda.
    Acho ótimo que você se sentiu amada com a leitura dele.
    Acho os desenhos lindos e quero muito ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  24. OIe!
    Eu AMO o trabalho da Carol, amo o jeito como ela fala as verdades com desenhos! Queria que todo mundo lesse esse livro e se livrasse dos preconceitos, uma pena que não vai funcionar bem assim. Muito sucesso para a Carol!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  25. Oi tudo bem?

    Que ilustrações perfeitas. Gostei muito da premissa...

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Meu Deus, que livro mais lindo!!
    Finalmente livros que dão ênfase no que há de melhor nas mulheres: suas singularidades. Amei que as diferenças tenham sido destacadas a fim de mostrar a essência feminina. Adorei!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Adorei a página da Marta.
    É isso ai, Marta! Eu também aboli o sutiã da minha vida e o minimo que eu uso é um top. Mas depois de ver esse lindo desenho com esse incentivo maravilhoso vou ter mais "coragem" ainda de não usar essa peça.
    A Arqueiro arrasa nos livros! Eu amo essa editora!
    Bjs, Alice.

    ResponderExcluir
  28. Aiiii que top você votar na capa e ela sair vencedora.
    Eu realmente acho que não tem como uma mulher ler esse livro e não se sentir amada né?
    Amei sua resenha e fiquei louca para ler o livro.
    A capa está um arraso <3

    ResponderExcluir
  29. Não conhecia o livro, as pelas imagens pude notar o quão incrível este livro é.
    Adorei a proposta dele e com certeza faço questão de tê-lo!

    bjs

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?
    Eu já vi algumas dessas imagens rodando pelo facebook e sempre a acho incríveis, pois são simples, mas abordam assuntos muito bacanas mesmo *o* Mas confesso que quando vi o livro pela primeira vez não dei a devida atenção que ele merecia, agora lendo sua resenha percebi que se trata realmente de um livro incrível e que vale muito a pena ter *-*

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Eu estou louca para ter esse livro, pelo simples fato que acompanho a página no facebook a um tempinho. Eu acho simplesmente incrivel a ideia do livro, cara é algo muito bonito e vale a pena conhecer mais <3

    ResponderExcluir
  32. Eu vi esse livro nas divulgações da editora, e fiquei morrendo de vontade de ler, porque parece um livro com textos bem sinceros para nós mulheres...
    Preciso dele pra ontem

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oii!
    Fiquei muito curiosa com o livro, principalmente porque curti o projeto <3 Quero muito ler! Ótima resenha!

    Beijão!
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Olá! A sociedade estava precisando de um livro desses, as mulheres também!
    :D As ilustrações são tão lindas. Meu deus já estou colocando ele na minha lista de compra agora mesmo!
    Obrigada por essa dica maravilhosa!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  35. Olá!
    Que ilustrações maravilhosas :O
    Estou curiosa sobre esse livro que eu confesso nem ter procurado saber muito sobre ele quando saiu.
    Mas pelo o que você nos disse, parece ser além de importantíssimo por suas mensagens lindas, também uma obra maravilhosa perfeita para se ter na estante.
    Amei!

    Beijoos

    ResponderExcluir
  36. Oi, tudo bom?
    Não tinha ouvido falar desse livro, mas achei bem legal a temática. Me identifiquei na parte do cabelo azul, queria muito ter cabelo colorido, mas com "apenas" 17 anos já me acho velha pra isso ;/
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Eu conheci o trabalho da autora no facebook, sempre compartilho as postagens e fico muito feliz pelo lançamento desse livro, vou querer com certeza.

    sobremimemeumundo.blogspot.com

    bjs

    ResponderExcluir
  38. Oie!!
    Nossa, eu não conhecia esse livro até esse fim de semana, conheci na bienal e me apaixonei.
    Realmente é muito lindo.
    A autora soube traduzir um pouquinho de cada tipo e estilos de mulher em cada virada de página, amei.
    Adorei o seu post.
    ;**

    ResponderExcluir
  39. Oii!

    Não imaginava que o livro fosse tão lindo ^^ Já está na minha listinha e adorei o jeito que você falou do livro :) Sua resenha ficou muito bonita!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  40. Oie, tudo bom?
    Adorei a proposta desse livro e não o conhecia ainda. Mesmo com um enfoque feminino, concordo que ele seja para todos os públicos. Adorei as mensagens mostradas no seu post porque fazem o leitor refletir. Uma ótima dica!
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Olá, eu adoro as postagens e ilustrações da autora e achei brilhante a ideia de compilar tudo em um livro. Acredito que a mensagem que ela passa é de ousadia e de empoderamento de todas nós mulheres. Bjs

    ResponderExcluir
  42. Oi Alice,
    Esse livro é um sonho de consumo.
    Acompanho a fanpage desde o surgimento e sou apaixonada pelo trabalho.
    Por isso quero muito um exemplar do fruto dele na minha estante.

    ResponderExcluir