Resenha: A Vida, o Universo e Tudo Mais


Autor: Douglas Adams
Editora: Sextante
Número de páginas: 160
Ano: 2010
Avaliação☆☆☆☆
Sinopse: Após as loucas aventuras vividas com seus estranhos amigos em O Guia do Mochileiro das Galáxias e O Restaurante no Fim do Universo, Arthur Dent ficou cinco anos abandonado na Terra Pré-Histórica. Mesmo depois de tanto tempo, ele ainda acordava todas as manhãs com um grito de horror por estar preto àquela monótona e assustadora rotina.Talvez Arthur até preferisse continuar isolado em sua caverna escura, úmida e fedorenta a encarar a próxima aventura para a qual seria forçosamente arrastado: Salvar o Universo dos temíveis robôs xenófobos do planeta Krikkit.
Este é o terceiro volume da "trilogia de cinco" de Douglas dams, um dos mais cultuados escritores de ficção científic a de todos os tempos. Seu humor corrosivo e sua habilidade em criar situações improváveis tornam seus livros fundamentais para qualquer um que tenha a capacidade de debochar de si mesmo.
Usando o planeta Krikkit como paródia da nossa sociedade e das guerras raciais, Adams cria uma história divertida, inteligente e repleta dos mais inusitados significados sobre a vida, o Universo e tudo mais.



Nesse terceiro volume da trilogia de cinco encontramos Arthur e Ford perdidos na Terra Pré-Histórica, quase beirando a loucura e com uma rotina insuportável.
Os dois acabam achando uma "saída" no contínuo espaço-temporal e vão parar no lugar mais inusitado possível.
Eles estão no planeta Terra e o planeta ainda está no espaço, ou seja, a raça alienígena responsável por sua destruição ainda não agiu.

Com o objetivo de salvar a Terra e evitar uma desgraça eles dois terão de lutar contra uma raça de robôs xenófobos. Isso sem dúvida foi a maior sandice que você dever lido hoje não é? Porém não deixa de ser brilhante.

O autor consegue abordar as coisas com uma pitada de loucura e certa genialidade que as vezes é difícil de acompanhar, mas no final acaba dando tudo certo. Contudo esse foi o livro da trilogia de cinco que mais tive dificuldades de acompanhar. Ele não foi tão animado quanto os outros. Sem contar que eu estava acostumada com um tipo de viagem no tempo, mas surgiu outra que me deixou muito confusa.

Esse livro trata um pouco sobre guerras raciais e coisas que envolvem nossa sociedade. O livro tem várias tiradas inteligentes e requer um olhar mais atento dos leitores que acham que é apenas um livro de humor sem noção.

Não me recordo de achar erro na leitura, o livro segue o mesmo estilo de diagramação e capa que os demais. Vale a pena dar uma conferida com um olhar mais sagaz e deixar-se encantar com a inteligência de Douglas Adams. 
Desde que esta Galáxia surgiu, vastas civilizações cresceram e desapareceram, cresceram e desapareceram, cresceram e desapareceram tantas vezes que é muito tentador pensar que a vida na Galáxia deve ser (a) similar a um enjôo marítimo, espacial, temporal, histórico ou similar e (b) imbecil.

27 comments

  1. fiquei um pouco confusa porque esse é o terceiro volume mas metida que fui lendo comesei a enteder.
    parece um livro enteressante, nunca tinha lido ess gênero.

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Que muito ler essa série . Sempre ouço falar muito bem dessa coleção, e é um dos marcos nerds <3 !! Como ainda não li os dois livros anteriores, a sinopse, para mim, foi meio confusa. Adorei a resenha, e depois dessa nota me animei ainda mais para ler a série.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li está série de livros, mas já ouvi falar muito dela, na faculdade os profs. sempre falavam dela. Sempre tive muita curiosidade em ler, mas ainda não tive a oportunidade. Eu nunca tinha lido uma resenha destes livros, fiquei meio confusa ao ler a sua, por não estar muito familiarizada com a história, mas gostei de conhecer um pouco mais a fundo sobre ela, porque só sabia o principal. Ótima dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. alguns anos atrás comprei os 5 livros de edição econômica mas ainda não li acredita? Eu sou louca nessa série mas cade o tempo?

    ResponderExcluir
  5. Olá :) Ótima resenha! :D Confesso que eu não sinto vontade de ler, fiz a leitura do primeiro livro e detestei, :/ achei chato e desinteressante. :/ Esse terceiro volume tem uma proposta bastante atrativa, achei bem interessante. :) Beijos!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    Eu tenho interesse em ler a série, mas vejo opiniões bem contrárias sobre os livros. Sua resenha me deixou muito curiosa em conhecer a escrita do autor. Espero fazê-lo algum dia.

    ResponderExcluir
  7. Oi Alice ^^
    Tenho uma enorme vontade de ler essa quintologia (é isso?). Muitos falam que é uma ótima saga de ficção científica e eu fico receoso por causa dos títulos. Kkkkkk
    Gostei desse humor. Robôs xenófobos? Os humanos deveram se identificar bastante. E... Como assim esses Arthur e Ford foram parar na terra por uma "saída" antes dela ser destruída??????? Isso acontece nos dois livros anteriores? A Terra foi extinta há tempos? O destino dela não me admira, mas fiquei com vontade de saber como ficou o planeta. Marrenfim...
    Continuo interessado por essa saga.
    Parabéns pela resenha, Alice. Obrigado por alertar que esse não é tão animado como os outros dois livros. Bjs :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha visto falar sobre esse livro mas ainda não li nem um dessa serie, mas quero muito ler.
    Essaé a primeira resenha que eu leio. a capa do livro é legal

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu comprei o box com os 5 livros, mas não consegui terminar a leitura do primeiro, não fluiu =[ Acabei vendendo.
    Talvez eu compre novamente kkkkk
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Cara, eu li o primeiro e amei, mas agora não acho tempo nem grana pros outros quatro. Maior chateação.

    ResponderExcluir
  11. Eu quero MUITO ler todos os livros do autor, curti bastante a ideia. Sua resenha ficou perfeita, disse o essencial sem ser cansativa. Aliás, achei o título de seu blog mega criativo.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Essa série é muito bem comentada, por isso eu tenho curiosidade e até comprei os volumes, mas empaquei nesse volume, acredita? Mas lendo sua resenha dei uma animada e espero terminar a leitura o/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá
    todo mundo que já leu esse lvir aê, ou a serie toda, kkk, todos só tem a elogiar e eu sou louca por livros assim e eu queria muito poder ler, eu não sabia de que editora era já que não tem simbolo de editora nenhuma kkk
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Já tinha visto essa serie, mas preciso confessar que nunca sequer parei para ler, nem pelo menos a sinopse ;/
    Mas agora, lendo sua resenha pude conhecer um pouco e me passou a impressão de ser uma história bem criativa e divertida, e com toda a certeza de que, se visse outra vez, não pensaria duas vezes para começar a leitura ;)
    Bjs Alice!

    ResponderExcluir
  15. Tenho muuuita vontade de ler essa serie, pois é bem no estilo que gosto: com humor sarcástico e critica social. Não lembro de já ter lido uma resenha negativa, deve ser bom mesmo! Espero ter a oportunidade de ler em breve :) Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Aaadoooro esta série.
    Lembro que no início eu ficava um pouco confusa com tanta maluquice, mas depois acho que fiquei meio louca também e começou a fluir melhor hahahaha

    ResponderExcluir
  17. Todo mundo que vejo falar dessa série fala da fama do autor e o quanto ele foi grandioso em sua obra.
    Estou louca para receber a coleção que ganhei e me aventurar por essa leitura fantástica.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bem!?
    Meu irmao tem toda a série e está até no plastico de tanto que ele adora, mas até hoje não senti vontade de começar a ler, apesar de querer conhecer a escrita do Douglas!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Os livros da série não chamam minha atenção. Eu até cheguei a compra-los em uma promoção, mas desisti de ler, aí sorteei.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  20. Eu já ouvi falar da série, mas nunca perdi tempo lendo nada a respeito e agora confesso que fiquei um pouco confusa. Mas ainda assim achei a história parece ser super interessante. E bem criativa essa ideia dos robôs então, achei bem bacana. Mas ainda assim é algo que preferia que fosse filme mesmo, do que livro. Gosto de ler outros gêneros.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  21. tenho interesse em ler o guia dos mochileiros viajantes, mas ainda não tive oportunidade.
    sua resenha só me fez ter mais vontade ainda!!! adorei o livro e fiquei tão ansiosa para poder conhecer mais a fundo da história, que pretendo comprar em breve.

    bjs

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bem?
    Eu já quase comprei esses livros mas desisti, rsrs, eu achei que a história seria mega chata, mas depois disso já li algumas resenhas sobre eles e me arrependo de não ter comprado, haha. Parece ser uma história engraçada e aventureira,espero poder lê-los. Que bom que você gostou.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  23. OI Alice,
    O livro parece ser um pouco ifantil, mas acho que vou dar uma oportuidade para onhecer a escrita do autor.
    As capas desta série são lindas ne? Amo quando fazem capas parecidas para os livros
    Beijos!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Confesso que, apesar do meu interesse, nunca bateu aquela curiosidade insaciável por essa série pra realmente buscar os livros e lê-los. Acho que os elementos surreais e fantásticos que o autor insere na sua trama enriquecem a obra e a tornam incrível, a seu modo. Claro que pode parecer um pouco confuso no início, mas acredito que isso seja uma questão de adaptação.

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Quero tanto ler essa série! Parece ser muito divertida, além de possuir metáforas - como essa da questão racial e xenofobia - muito pertinentes. Sou apaixonada por sci-fi e fantasia e Douglas Adams está entre as principais recomendações que recebo.

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Wattpad|Instagram


    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Li esta série quando tinha 17 anos e adoro! Uma pena o Douglas ter parido tão cedo.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  27. Olá, eu nunca li nenhum dos livros do Guia do mochileiro, mas sempre tive curiosidade de conhecer as histórias. Essa pelo visto não é a melhor, logo não compeçaria por ele. Mas pelo que você disse, a premissa é bem interessante. Bjs

    ResponderExcluir