Resenha: Pó de Lua


Autora: Clarice Freire
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 192
Ano: 2014
Avaliação:  ☆☆☆
Sinopse: Em 2011, discretamente, a publicitária Clarice Freire criou no Facebook uma página para reunir seus escritos e desenhos. Batizou-a como 'Pó de Lua', sua receita infalível 'para tirar a gravidade das coisas'. Desde então, ela vem conquistando uma legião de fãs fiéis e engajados, que se encantaram com a delicadeza de seus pensamentos, seu humor sutil e o traço despretensioso, que combina desenho e até fragmentos de palavras. Entre eles, estão personalidades como a atriz Grazi Massafera e a apresentadora Ticiane Pinheiro. Da internet para as páginas de um livro, foi mais um salto para a jovem autora recifense. Ela surpreende seus admiradores com uma proposta diferente. Pó de lua, o livro, tem o formato de um dos cadernos moleskine em que Clarice exercita sua criatividade. Inspirada pelas quatro fases da lua - minguante, nova, crescente e cheia - ela trata em frases concisas e certeiras de sentimentos como a saudade, o medo, a paixão e a alegria, sempre em sua caligrafia característica, ilustradas com muitos desenhos.

Clarice Freire resolveu criar uma página no facebook em 2011 com o intuito de reunir seus escritos/desenhos. A autora tem como objetivo tirar a gravidade das coisas, tocar o leitor através de pequenos poemas que foram escritos para encantar com pequenos toques de delicadeza. 
Com frases certeiras, Clarice consegue atingir o leitor em cheio fazendo com que ele reflita sobre diversos assuntos e com seu traço de sutil somos apresentados a diversas páginas únicas.

Gostei muito da diagramação do livro, do conceito dele e de acompanhar as ilustrações da autora. Mas, a leitura não chega a ser algo completamente revolucionário. É um livro bonito e interessante, mas infelizmente é apenas mais do mesmo no mesmo de tantos outros com o estilo semelhante.
Não me levem a mal - eu gostei da leitura na medida do possível -, porém eu fiquei ligeiramente decepcionada. 
Não tenho tanto para falar do livro por ser uma leitura rápida e também não tenho reclamações sobre a diagramação.


5 comments

  1. Alice!
    Pena que não achou o livro extraordinário!
    O livro é lindo e bem diferente mesmo, achei muito fofo.
    Adoro pensamentos, versos e poemas e achei interessante a premissa de falar sobre as fases da lua, deve ser rico e bem gostoso de ler.
    Um carnaval de alegria e moderação e desejo uma nova semana!
    “Ninguém é assim tão velho que não acredite que poderá viver por mais um ano.” (Cícero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice,
    Ah, eu confesso que odeio esses livros só com uma frase por página.
    Fico pensando no dinheirão que cobram para algo simples assim.
    Ok, posso estar sendo errada, mas essa questão e 'mais do mesmo' é o que me desanima.
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não acredito que você não tenha considerado o livro perfeito :/
    Por amar poesia, fiquei babando em cada letra, em cada ilustração e amei o projeto todo.
    Mas claro, é sempre questão de gosto né?
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Gosto do trabalho. Tem horas que precisamos de coisinhas leves e uma palavrinha nos faz pensar muito. Não acho muito extraordinário mas gosto, nos toca com pouco.

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ser mesmo muito parecido com publicações do tipo que encontramos por ai mas ainda assim bem bonito e interessante e Clarisse escreve bem e assim deve ser bom ter o livro na estante ;) Ainda não sigo a página dela no face e vou lá procurar :D

    ResponderExcluir