Resenha: O Dia em Que a Minha Vida Mudou Por Causa de Um Pneu Furado em Santa Rita do Passa Quatro


Autora: Keka Reis
Editora: Seguinte
Número de Páginas: 204
Ano: 2018
Avaliação:  ☆☆☆
Sinopse: O que aconteceu com Mia depois do dia em que a vida dela mudou por causa de um chocolate comprado nas ilhas Maldivas? Tudo e mais um pouco. Porque quando se está no sexto ano é assim mesmo. Os dias nunca mais são normais. Longe da mãe pela primeira vez na vida e dentro de um ônibus de excursão cheio de crianças enlouquecidas, Mia tem mais um dia maluco pela frente. Para começar, o Bereba, que agora é seu Namorado com N maiúsculo, apareceu no ônibus com o cabelo espetado. Seus amigos resolveram brincar de chão de lava e cantar músicas rimadas um tanto maldosas.
Lá fora, sua mãe está muito esquisita desde que começou a namorar um moço carecacabeludo que rouba a faca do pão com manteiga na hora do jantar. E, de repente, todo mundo parece se importar com o fato de Mia e Bereba não terem se beijado ainda… E agora? Como sobreviver a mais esse dia sem perder a cabeça?

Nesse segundo volume da série O dia em que minha vida mudou, Mia está prestes a enfrentar uma nova experiência em sua vida. Ela está participando de uma excursão escolar com seus amigos e terá de enfrentar pela primeira vez na vida ficar longe da mãe. Isso a deixa muito assustada, ela não quer que ninguém descubra seu medo, mas está ficando difícil de lidar com isso e todas as outras novidades/situações que esse dia vem trazendo. 

A viagem já começa sendo esquisita, pois Mia nota a diferença de estilo do seu namorado e tudo parece muito estranho. 
Depois disso, começam as piadas maldosas no ônibus e a garota começa a divagar sobre todos os acontecimentos recentes. Acompanhamos todos os medos, inseguranças e situações que um pré-adolescente pode ter quando se está vivendo na selva que é o sexto ano.

A autora escreve de um jeito bastante simples e de fácil entendimento, é como se realmente você estivesse lendo tudo através de uma visão de um adolescente.
Vemos a Mia tendo que lidar com a pressão psicológica de alguns amigos, a ausência da mãe, situações com o namorado e todo o problema com hormônios que nessa idade só falta deixar os adolescentes completamente loucos. 

O livro soube muito bem abordar alguns assuntos como separação dos pais, um dos pais namorando, morte, primeiro beijo, menstruação e tudo mais; temos até mesmo questões como empoderamento feminino (uma das minhas partes favoritas, pois Mia tem uma personagem preferida que é uma super heroína que foge dos padrões).

Apesar de se tratar do segundo livro da série, você não precisa ler o anterior para entender esse. Caso queira começar a série por essa leitura não tem problema algum. 
Essa foi a primeira vez que li algo da autora e gostei bastante, fiquei tão envolvida com o jeito adolescente de escrever que parecia mesmo que eu estava lendo algo escrito por alguém do sexto ano. 

Ao decorrer da leitura acompanhamos ilustrações dos personagens e das situações, deixando tudo ainda mais enredado. O leitor realmente fica imerso na leitura e as ilustrações são um plus 💛!
Não encontrei erros enquanto lia, a diagramação está ótima e a editora fez um bom trabalho nessa edição. 
O livro atinge bem o público alvo e até mesmo pessoas mais velhas como eu, recomendo bastante dar uma olhada na série se você gosta de um infantojuvenil. 

9 comments

  1. Sou maluca por um bom livro infanto-juvenil. Sei lá, para mim, que sou também mais velha(muito mais que você) estas viagens remetem a uma viagem dentro da alma, por situações já vividas.
    Ainda não conheço o trabalho da autora, mas já me encantei com o que li acima, por trazer estes "problemas" enfrentados nesta fase da vida de todos nós.
    Com certeza, o livro vai para a lista de desejados!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Bem legal essa dica e pra adolescente então é um poço de identificação. Muitos temas legais, primeiros momentos, sentimentos confusos e namoros, pressão psicológica e tudo isso que a gente passa nessa fase. Ah os hormônios que deixam a gente louco...
    Parece uma leitura leve mas com bastante tema fácil de se identificar ^^

    ResponderExcluir
  3. Não é o tipo de leitura que estou acostumada, mas gostei bastante dos assuntos abordados inclusive sobre a separação dos pais e um novo namoro.
    Não conhecia a autora e nem o livro, mas achei uma dica maravilhosa.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  4. Olá! Gostei muito do enredo do livro, realmente essa fase da vida é bastante complicada, e até mesmo as coisas mais simples podem ser tornar extremamente complexas, parece que a autora soube lidar super bem com os temas explorados por ela, e essas ilustrações, com certeza, dão um “plus” à história.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Alice!
    Não curto livro infantojuvenil, provavelmente por isso não me interessei pela trama de O dia em que minha vida mudou, não fiquei curiosa para acompanhar as aventuras da Mia, suas dúvidas sobre o comportamento estranho do namorado, seu medo de ficar longe da mãe durante a viagem... Enfim, esse é um livro que eu não leria, mas vou anotar essa dica pois o livro faz bem o estilo literário de minha prima, acredito que ela irá apreciar bastante a leitura.
    Abraços, valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  6. Alice!
    O livro parece abordar muitos assuntos adolescentes e relacionamento familiar.
    Se tem uma escrita de fácil entendimento e como se acompanhássemos pelos olhos da adolescente, deve ser envolvente.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Apesar do livro me parecer ser amorzinho, não é pra mim.
    Achei os temas e as pegadas adolescentes demais pra meu gosto já de adulta, mas pra juventude é uma dica incrível, até pra presentear.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  8. Que título "breve", kkk. Admiro autores que conseguem escrever para distintas faixas etárias. Acho que é muito difícil escrever para crianças e adolescentes, por estarmos tantas vezes distantes de seu mundo.

    ResponderExcluir
  9. Eu fico bem nostálgica quando leio alguma história que se remete ao ensino fundamental ensino médio e só de ler a sinopse desse livro eu já fiquei bem emocionada e tentada a comprar ele mas eu não sabia do orçamento desse livro visto que esse é o primeiro blog que divulga é ele

    ResponderExcluir