Conheça Fernanda Montenegro - Prólogo, ato, epílogo


Você, que é estudante, venha participar do Radioteatro da Mocidade!, anunciou o locutor da Rádio MEC. Aos quinze anos, Arlette Pinheiro cursava secretariado na Berlitz, e decidiu atender ao chamado. Saiu do subúrbio onde morava com a família e apresentou-se para a seleção no pequeno prédio da emissora, em frente ao Campo de Santana, no centro do Rio. Pouco depois de ingressar na rádio, ela adotaria o nome artístico que viria a se tornar sinônimo de excelência no teatro, no cinema e na televisão: Fernanda Montenegro.
A inteligência e a sensibilidade da atriz transparecem na prosa afetiva deste Prólogo, ato, epílogo. Não surpreende que alguém que passou a vida memorizando textos tenha desenvolvido notável capacidade de rememorar com sutileza fatos ocorridos décadas atrás. Nem que a atriz que há anos encanta multidões em palcos e telas mundo afora se mostre também uma contadora de histórias de mão-cheia.

Fernanda encarna o melhor do Brasil. Como disse Carlos Drummond de Andrade: 

“Não se sabe o que mais admirar nela: se a excelência de atriz ou a consciência, que ela amadureceu, do papel do ator no mundo. Ela não se preocupa somente em elevar ao mais alto nível sua arte de representar, mas insiste igualmente em meditar sobre o sentido, a função, a dignidade, a expressão social da condição de ator em qualquer tempo e lugar”.

No marco de seus noventa anos, as memórias de Fernanda Montenegro trazem o frescor de uma artista eternamente genial. “Não estou romanceando. Tenho quase um século de vida, portanto posso dizer: ‘Era no tempo do rei’.


Adquira o livro na Amazon - Link Abaixo


Prólogo, ato, epílogo: Memórias [compre aqui]

4 comentários

  1. Apesar de hoje em dia estar meio "virada" com algumas atitudes dela em relação a política no nosso país, não há como fechar os olhos ao talento deste ícone da nossa terra.
    Fernanda é um monstro atuando e sei lá, seu currículo é extenso e muito caprichado e com certeza, deve ter histórias e mais histórias a serem contadas, não somente sobre este universo de tv, cinema e teatro, mas como pessoa também!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, não conhecia o livro e olha... Tipo de livro que eu gosto heimm
    Adorei saber da novidade!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  3. Olá! Uma baita leitura de uma mulher talentosíssima e que orgulha e muito nós brasileiros! Fernanda Montenegro é sinônimo de sucesso e temos aí novelas, séries, filmes, e vários prêmios recebidos por ela para provar. Vai ser uma honra poder acompanhar com mais detalhes sua trajetória.

    ResponderExcluir
  4. Fernanda Montenegro é uma deusa, baita mulherão, inspiração para mim e para muitos!
    Esse livro já está na minha lista de desejos.

    ResponderExcluir