Resenha: Fogo & Sangue - Crônicas de Gelo e Fogo


Autor: George R. R. Martin
Editora: Suma
Número de Páginas: 600
Ano: 2019
Avaliação:  ☆☆☆☆
Sinopse: Por quase três séculos, a Casa Targaryen ocupou o Trono de Ferro e dominou os Sete Reinos. Poderosos, imponentes, os únicos senhores dos dragões em todo o mundo eram amados e temidos na mesma medida. invencíveis. Mas o Trono de Ferro cobra seu preço em sangue, e embora nenhuma outra casa ousasse desafiá-los, ambições e rivalidades internas logo começam a explodir, colocando dragão contra dragão nos céus de Westeros.
O que realmente aconteceu durante a Dança dos Dragões? Por que era tão perigoso visitar Valíria depois da Destruição? Quais foram os piores crimes de Maegor, o Cruel? Essas são apenas algumas das perguntas respondidas neste livro imperdível, narrado por um meistre da Cidadela, e com mais de oitenta ilustrações assinadas por Doug Wheatley.
Os leitores tiveram vislumbres desta história em contos e novelas sobre o universo dos Sete Reinos, mas agora, pela primeira vez, a tapeçaria completa da mitologia dos Targaryen é revelada. Uma história escrita com fogo e sangue.

Nesse livro encontraremos momentos fantásticos e sangrentos quando os dragões ainda voavam sobre os 7 reinos. Somos apresentados a Aegon I, o Targaryen desembarcou em Westeros e anos depois foi coroado rei, acompanhamos sua linhagem até Aegon III "desgraça dos dragões". Óbvio que Aegon I não conseguiu tudo logo que chegou em Westeros, então prepare-se para batalhas interessantes.

Os Targaryen não eram a casa mais poderosa de Valíria, mas em breve seriam a única que restou. Eles acabaram deixando a cidade anos antes de sua queda, pois há haviam previsto, e assim que todos fossem destruídos apenas eles seriam senhores de dragões.
Vamos acompanhando a história da dinastia Targaryen contada através dos registros que foram feitos durante o passar dos anos. O livro também aborda a Dança dos Dragões, a guerra civil entre o rei Aegon II e sua irmã Rhaenyra.


Presenciamos guerras, traições e intrigas políticas. Não é um romance propriamente dito, trata-se mais de um apanhado histórico sobre os Targaryen, por causa disso algumas pessoas acabaram ficando frustradas com a leitura, pois estavam esperando algo menos histórico/biográfico.
Em meio a ilustrações vemos todo o crescimento da casa Targaryen e como eles decaíram. Apesar de ser um pouco enfadonho em alguns momentos, o livro é bastante interessante para quem costuma acompanhar o universo criado pelo autor.

Confesso que ainda não terminei a leitura de A Guerra dos Tronos, mas mesmo assim não me deixou confusa ou algo do tipo.
A leitura é um pouco cansativa e tem seus altos e baixos, por isso sugiro ler aos poucos e quem sabe até mesmo intercalando com outras leituras da saga.

O livro possui um sumário simples sem indicações de número de capítulos, contendo apenas títulos. A diagramação está boa e as ilustrações são lindas, e não encontrei erros enquanto lia!
A escrita do autor é bastante fluída apesar da história ser um pouco parada em alguns momentos, é possível ficar preso na leitura com as batalhas épicas e situações conflitantes que são descritas de forma empolgante.
Talvez essa não seja uma leitura para todo mundo, mas se você é fã da série ou está pensando em iniciar: vá com cautela, respire fundo e boa leitura.



0 comments