Resenha: Querido Evan Hansen


Autores: Val Emmich, Steven Levenson, Benj Pasek e Justin Paul
Editora: Seguinte
Número de páginas: 336
Ano: 2019 
Avaliação☆☆☆☆
Sinopse: Dos criadores do premiado musical da Broadway Dear Evan Hansen, esta é uma história emocionante sobre solidão, luto, saúde mental e amizades inesperadas.
Evan Hansen sempre teve muita dificuldade de fazer amigos. Para mudar isso, decide seguir as recomendações de seu psicólogo e escrever cartas encorajadoras para si mesmo, com esperança de que seu último ano na escola seja um pouco melhor. O que não esperava era que uma das cartas fosse parar nas mãos de Connor Murphy, o aluno mais encrenqueiro da turma. Quando Connor comete suicídio e sua família encontra a carta de Evan, todos começam a pensar que os dois eram melhores amigos. Sem conseguir explicar a situação, Evan acaba refém de uma grande mentira.
Ao mesmo tempo, graças a essa (falsa) amizade, o garoto finalmente se aproxima de Zoe, a menina de seus sonhos, e passa a ser notado no colégio. No fundo, Evan sabe que não está fazendo a coisa certa, mas se está ajudando a família de Connor a superar a perda, que mal pode ter? Evan agora tem um propósito de vida. Até que a verdade ameaça vir à tona, e ele precisa enfrentar seu maior inimigo: ele mesmo.

Nesse livro acompanharemos quando as vidas de Evan Hansen e Connor Murphy se cruzam. Evan não tem amigos e após seguir as recomendações de seu psicólogo, ele começa a escrever cartas motivacionais para si mesmo como uma forma de ajudá-lo a enfrentar o dia. Mas, ele acaba escrevendo uma carta completamente desiludido com a vida e a mesma vai parar nas mãos de Connor.
A carta acaba sendo encontrada no bolso de Connor após ele cometer suicídio, e isso leva a família dele achar que ele e Evan era amigos.

Agora Evan terá de lidar com a família de Connor e o grande mal entendido que ele fez questão de não resolver, pois ficou sem saber o que dizer diante da situação.
O problema é que depois que isso acontece, a vida de Evan muda drasticamente.
Evan começa a ser mais aceito socialmente e acaba ficando dependente emocionalmente da família de Connor, mas as mentiras vão ficando cada vez maiores e isso uma hora terá de parar antes que tudo desabe.

É notório que Evan tem um distúrbio social, e isso não é nada fácil de lidar, mas em alguns momentos também vemos ele colocando-se no lugar de Connor. Mas, Evan está em um terrível dilema moral, e como ele poderia contar a verdade para eles sem despedaçá-los emocionalmente?
Com uma escrita leve e rápida, Querido Evan Hansen aborda temas pesados e intensos. Você sente a dor e o desespero na narrativa, sabemos que Evan precisa fazer a coisa certa, mas isso poderá acabar com todas as coisas boas que estão acontecendo em sua vida.
Diferente do musical, no livro teremos acesso ao lado de Connor em alguns momentos da história, o que deixa tudo mais profundo de certa forma.

Não sou uma pessoa que odeia musicais, mas raramento assisto, mas quando soube que esse iria torna-se um livro fiquei extremamente curiosa com a história.
A leitura aborda a saúde mental e diversos problemas. Inclusive Evan vai percebendo que ao mentir, ele pensou em não magoar a família, enquanto algumas pessoas usam a morte de Connor em benefício próprio e toda a hipocrisia que vem com essa situação o revolta.

Foi uma história que eu realmente não esperava que fosse me surpreender tanto como surpreendeu.
Por não ter lido a versão física do livro, não posso opinar sobre ela, mas a edição disponibilizada pela editora não foi encontrado erros.
O ebook foi disponibilizado pela plataforma NetGalley. 

5 comments

  1. Olá, tudo bem? Esse livro parece ser muito bacana, estou vendo falarem bastante - e bem - dele ultimamente. Adorei tua resenha e fiquei curiosa para ler a obra!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Estou de olho nesse livro desde quando foi lançado e apesar de ter adicionado na minha lista de desejados, ainda não consegi comprá-lo. Sua resenha me surpreendeu e me deixou mais animada

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    É incrível quando não esperamos muito de uma história e ela nos surpreende de alguma forma, né? Ainda não tive chance de ler essa obra, mas pelas suas considerações, tenho certeza que vou amar!

    Aproveitei para seguir seu blog e acompanhar mais novidades <3
    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  4. Esse é um livro que estou com muita vontade de ler, amei ler a sua opinião, já vi que vou curtir e muito a leitura!

    ResponderExcluir
  5. Eu não sou muito fã de musicais mas assim que descobri sobre esse livro, coloquei na cabeça que precisava assistir, que surpresa boa! Tanto o livro quanto o musical são excelentes e abordam muito bem temas tão necessários nos dias de hoje, sem duvida alguma super vale a pena.

    ResponderExcluir