Resenha: Amoras


Autor: Emicida | Aldo Fabrini [ilustrador]
Editora: Companhia das Letrinhas
Número de Páginas: 44
Ano: 2018
Avaliação☆☆☆☆☆

Sinopse: Na música “Amoras”, Emicida canta: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”. E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade cria seu primeiro livro infantil e mostra, através de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos — desde criança e para sempre.
“Um livro que rega as crianças com o olhar cristalino de quem sonha plantar primaveras para colher o fruto doce da humanidade.”

Amoras trata-se de um livro infantil de uma delicadeza enorme. Em forma de rimas e ilustrações adoráveis, Amoras vem trazendo representatividade e referências culturais. 
A leitura cita a doçura presente nas amoras mais escuras, fazendo referência a cor da pele, é um livro extremamente necessário e importante, tanto para adultos, como também para crianças. 

O livro conta a história de um pai que está fazendo um passeio com a filha, aborda lições valiosas e de forma interessante passa conceitos de como se reconhecer como uma pessoa negra. O livro é delicado em explicar assuntos como orixás, zumbi de palmares e de como somos todos lindos, sem precisar focar nos padrões estereotipados da sociedade. 
Por ser uma leitura muito curta e rápida, precisei ler quatro vezes para analisar e apreciar essa obra maravilhosa. 

Essa foi uma das minha primeiras leituras sobre representatividade infantil e fiquei encantada, realmente um livro necessário que deveria ser muito mais divulgado.
Acabei fazendo a leitura pelo kindle, pois a editora disponibilizou o livro gratuito por alguns dias e não imaginava que amaria tanto. 


3 comments

  1. Sou suspeita para comentar qualquer coisa, porque sou uma verdadeira fã de Emicida! Conhecendo, já sei como o livro deve ter uma escrita magnifica. Se eu soubesse que tava disponível no kindle ia correndo aaaaaa. Mas vale a pena comprar e ler.

    http://heythay.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. menina quando vi de graça eu nem acreditei <3 sou muito fã dele, gosto das músicas e sigo até no twitter. uma pessoa maravilhosa. quando tiver a oportunidade de ler da um olhada porque acho que tu vai gostar.

      Excluir
  2. Acabei de conhecer o blog e estou encantado! Parabéns!!
    Conteúdo de qualidade. Seguindo tudo já!
    Abraços,

    Victor Wallace
    https://tertulialivros.blogspot.com/
    instagram: @tertulia_livros

    ResponderExcluir