Resenha: O grande livro dos gatos

 


Autores: Vários
Editora: Alfaguara
Número de Páginas: 216
Ano: 2020
Avaliação:  ☆☆☆☆
Sinopse: Dizem que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas precisamos concordar que são os gatos os melhores amigos da literatura. Grandes escritores como Patricia Highsmith, Raymond Chandler e Haruki Murakami são conhecidos por seu amor e dedicação aos bichanos. Nesta coletânea, estão reunidos os contos mais clássicos sobre a relação dos felinos com a humanidade.
Desde Théodore de Banville, passando por Émile Zola, Charles Perrault, Honoré de Balzac, Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft, Guy de Maupassant, Arthur Conan Doyle e muitos outros, os gatos são protagonistas dessas histórias cheias de mistério, reviravoltas e… sonecas. Bem ao estilo felino.

Contos presentes nessa coletânea:

O gato, Théodore de Banville
A gata persa da Tia Cynthia, Lucy Maud Montgomery
O paraíso dos gatos, Émile Zola
O gato de botas, Charles Perrault
Penas de amor de uma gata inglesa, Honoré de Balzac
O gato preto, Edgar Allan Poe
Os gatos de Ulthar, H. P. Lovecraft
Sobre os gatos, Guy de Maupassant
O gato, Mary E. Wilkins Freeman
O gato-brasileiro, Arthur Conan Doyle
A fase felina de Maurice, Edith Nesbit
Vida e opiniões filosóficas de um gato, Hippolyte Taine
O gato que caminhava só, Rudyard Kipling
Tobermory, Saki
Tom Vieiro, Mark Twain
Gato, Banjo Paterson
A gata branca, Edith Nesbit

Nesse livro iremos encontrar uma coletânea de contos sobre gatos; é possível encontrar textos de diversos autores literários.
Alguns contos apresentam ao leitor personalidades históricas e suas visões dos felinos, alguns contos são tristes, outros mais divertidos e também existem contos com um ar mais sombrio, mas todos tem em comum narrar o protagonismo dos felinos e sua natureza. 

Com uma escrita ágil - apesar de serem escritos por diversos autores -  o livro vem encantando o leitor com sua narrativa fluida e sua sensibilidade ímpar. Foi uma leitura muito envolvente e interessante, eu realmente não esperava que fosse gostar tanto. 

Por se tratar de uma história de contos, qualquer coisa que eu fale aqui muito além das minhas impressões sobre a leitura será spoiler, por isso estou sendo curta e direta. 
Mas, vale citar o conto "O Gato" da autora Mary E. Wilkins Freeman. Nesse conto acompanharemos um gato que foi abandonado em seu próprio lar no auge do inverno, uma história muito tocante que nos faz pensar nos animais em situação de abandono. 

Se você está afim de uma leitura curta talvez seja o momento de dar uma chance para esse livro, tenho certeza que algum desses contos irá cativá-lo. 
Li o livro em ebook, o mesmo foi disponibilizado pela editora na plataforma netgalley; realço também que não encontrei erros enquanto lia. 

0 comments