Há mais de 25 anos essa dupla tem dado voz, poesia, cor e forma para os animais da nossa fauna brasileira. Com uma introdução escrita pelo jornalista André Trigueiro, esse título é o 4º da série brasileirinhos que está sendo publicada pela Companhia das Letrinhas.
“Apresentar a maior planície alagada do mundo com arte, poesia e um breve glossário das espécies pantaneiras é a magia deste livro”- André Trigueiro
Entre os animais homenageados por Lalau e Laurabeatriz desta vez, alguns são bem conhecidos do ambiente do pantaneiro e também do imaginário popular, como a famosa capivara e o pássaro tuiuiú. Outros são mais inusitados, como a linda gralha-picaça, de penas azuis bem vivas, que imita o canto de outras aves, e o lagarto-jacaré, que pode chegar a 1,20m de comprimento e parece um jacaré nadando.
Além do poema e da ilustração, também há informações e curiosidades sobre os hábitos, a alimentação e a forma como vivem esses brasileirinhos pantaneiros. No final do livro, para estimular ainda mais a curiosidade por essas espécies tão ricas em diversidade quanto ameaçadas pela ação do homem, há uma lista de parques onde eles podem ser encontrados, como o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e a Estação Ecológica de Taiamã, além de instituições e ONGs de proteção ao Pantanal.
O trabalho envolve muita pesquisa e seleção dos autores, além de uma parceria com biólogos e ornitólogos. Sobre a mistura de gêneros textuais nos livros da série, Lalau disse o seguinte em entrevista ao Blog da Letrinhas: "Com a informação, a criança se conscientiza. Com a poesia, o lúdico e a beleza dos animais, retratada nas ilustrações, a criança se emociona. O que pretendemos é juntar essas duas coisas para a ideia de preservação ser acolhida pela criança. É um trabalho de formiguinha."
Aproveite para ler no blog da Companhia das Letrinhas os 10 livros infantis entre os melhores do ano. Leia aqui.
“O PantanalEncharca, seca,Queima, teima,Nasce, morre,Renasce sempreQue amanhece.”- Trecho do poema “Tuiuiú”, de Brasileirinhos do Pantanal
Sobre os Autores:
LALAU nasceu em São Paulo, em 1954. Publicitário, também trabalha com desenho e computação gráfica. Recebeu o selo “Altamente Recomendável” da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) para vários de seus livros.
LAURABEATRIZ nasceu no Rio de Janeiro e mora em São Paulo há bastante tempo. É ilustradora e artista plástica. Já ilustrou diversos livros para crianças, publicados pelas editoras Companhia das Letrinhas, Ática, Scipione e FTD, entre outras.
0 comments