Resenha: Meu corpo virou poesia

agosto 03, 2021

 

Autora: Bruna Vieira

Editora: Seguinte

Número de Páginas: 184

Ano: 2021

Avaliação:  ☆☆☆☆

Sinopse: Em 2017, Bruna Vieira fez as malas, deixou a vida no Brasil de lado e foi escrever uma nova história em outro país, vestida de coragem e guiada por um sentimento que sempre foi sua maior prioridade: o amor.Com o tempo, porém, os dias foram ficando cada vez mais longos e solitários. Era como se naquele lugar o amor tivesse perdido o equilíbrio e se tornado uma obrigação. Foi bem perto do fim e de jeito mais frio que ela finalmente se deu conta: é impossível ser "nós" sozinha.
Formado por quatro partes – cabeça, garganta, pulmão e ventre –, este livro é um mapa. Um mapa que leva Bruna de volta à escrita e a si mesma. São relatos reais, repletos de lembranças, aprendizados e cicatrizes, que agora deixam o corpo da autora para encontrar o seu, em forma de poesia.
Ao tocar em temas como autoestima, amizade feminina e relacionamentos (com o outro e sobretudo consigo mesma), Bruna olha para dentro e nos convida a percorrer nestes versos nossa própria viagem de autodescoberta.

Meu corpo virou poesia trata-se de uma coletânea de poesias dividida em quatro partes (Cabeça, garganta, pulmão e ventre). Todas essas partes juntas formam um "mapa" onde o leitor irá descobrir aprendizados, percepções, pensamentos, dor, novos ciclos, vínculos e emoções. 
Nessas poesias a autora relata como se doou em momentos em que ninguém mais fez nada, como a dor a transformou e a fez aprender sobre amor próprio. As vezes precisamos recomeçar, reaprender a nos entregar e receber afeto. Realmente uma leitura muito íntima e envolvente. 

É visível que a autora se entregou em seus poemas; em algum momento da leitura você vai se identificar com algo, pode ser em uma jornada específica ou até mesmo em um pequeno sentimento em comum. Essa é aquele tipo de leitura que parece que você está tendo uma conversa íntima com algum amigo.

A leitura conta com ilustrações lindas e delicadas que chamam muita atenção na forma como casam perfeitamente com toda a obra, isso fez muita diferença, pois me senti completamente envolvida com a obra como um tudo. Cada pequeno detalhe foi importante.
Para quem ama poesia ou está curioso com a escrita da autora, esse livro com certeza vale a pena. É impossível não se identificar com algumas partes, então tenho certeza que esse livro aquecerá seu coração e trará grandes reflexões a medida que a leitura for acontecendo. 

O livro foi disponibilizado para mim através da plataforma netgalley, por isso não poderei opinar sobre a edição física. 

Postar um comentário