Resenha: De Olho Nela

 

Autora: Kate Stayman-London

Editora: Paralela

Número de Páginas: 384

Ano: 2021

Avaliação:  ☆☆☆☆

Sinopse: Bea Schumacher é uma blogueira de moda plus size que tem amigos maravilhosos, uma família dedicada, uma legião de seguidores… e um coração partido. Para se distrair, toda semana ela acompanha o viciante reality show É pra casar, em que uma pessoa busca o amor verdadeiro entre vinte belos pretendentes.
Justo quando Bea desiste de vez de procurar pelo amor, ela recebe uma proposta intrigante: É pra casar quer que ela seja a próxima estrela do programa. Bea concorda, mas com uma condição: ela não vai se apaixonar de jeito nenhum. O que ela quer é dar mais visibilidade para sua carreira e para outras mulheres plus size, inspirando pessoas no país inteiro a se aceitarem.
Mas, quando as câmeras começam a rodar, ela percebe que as coisas serão mais complicadas do que ela esperava… Em uma narrativa montada a partir de tweets, roteiros e blogs de fofocas, Kate Stayman-London nos convida a mergulhar no mundo incrivelmente real de Bea.
Bea Schumacher estava passeando em Paris e ao passar em uma loja de rua que vendia roupas, teve sua vida completamente mudada pela vendedora que a atendeu naquele dia. Bea costumava se esconder por conta de seu corpo querendo passar despercebida, mas ela resolveu mudar isso!
Atualmente Bea viaja para desfiles e ficou muito famosa por ter um blog de moda plus size, mas seu coração está completamente parado quando o assunto envolve algo romântico. 

Para passar o tempo Bea é completamente viciada em assistir um reality show de relacionamentos, um dia seus comentários no twitter chamam a atenção da produção e os produtores do programa É Pra Casar a chamam para ser a participante da nova edição ... agora ela terá buscar o amor verdadeiro entre vinte pretendentes.
Bea está com o pé atrás devido ao fiasco que aconteceu com Ray - ele foi o grande amor de Bea, mas um dia ele parou de falar com ela e simplesmente sumiu, a deixando extremamente deprimida. 

A autora utilizou diversos recursos no decorrer dessa leitura, vamos acompanhando e-mail, trechos de redes sociais, reportagens de jornais/blogs e muito mais. Com uma escrita fluida e uma narrativa envolvente, o leitor vai entendendo como funciona o programa e como a produção não se importa em fazer tudo pela audiência. 
Apesar de Bea amar seu corpo, vemos passagens em que o programa a submete a diversas situações comuns que não deveriam ser "problema", mas que tem um peso diferente para uma pessoa gorda, e por causa disso Bea sente o peso do julgamento das pessoas em muitas situações. 

A jeito que a narrativa foi construída foi bem interessante e eu gostei bastante de diversos personagens, outros eu odiei profundamente (quem assiste reality show sabe que sempre tem algum insuportável), mas o que mais me deixou confusa em alguns momentos da leitura foi a mudança que ocorreu em Bea. 
Em diversos momentos a Bea parecia um pouco imatura e desesperada por um relacionamento, não parecia a Bea que eu conheci em boa parte do livro (confiante e poderosa), então fiquei pensando se eu não estava pesando muito a mão sobre o personagem, afinal a Bea foi submetida a muitas situações em que o julgamento das outras pessoas pesava demais sobre ela. 

O livro toca o leitor de diversas formas diferentes e atinge os pontos necessários para fazermos uma grande reflexão sobre como nos vemos e como os outros nos veem, foi uma leitura muito divertida e com alguns plots twist - vários deles bem previsíveis, mas outros foram bem inesperados. 
Algumas situações podem ser descritas de modo "caricato", mas levando em conta a nossa sociedade preconceituosa, basicamente tudo o que a Bea sofreu foi algo que alguém já passou em algum momento. 

Li o livro em parceria com a editora, o mesmo foi disponibilizado para mim através da plataforma netgalley. Então não farei comentários acerca da edição física, mas posso pelo menos dizer que amei a capa!



1 comment

  1. Um dos livros que eu iria adorar que tivesse sorteio lá no Insta rs
    Sou louca para ler esse livro, mas ele nunca baixa o preço.
    acho tão bacana isso da representatividade.
    Espero ter ele em mãos em breve.
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir