Resenha: A soma de todos os afetos

 

Autora: Fabiola Simões

Editora: Faro Editorial 

Número de Páginas: 176

Ano: 2022

Avaliação:  ☆☆☆☆☆

Sinopse: A Soma de Todos os Afetos traz a reunião das crônicas mais inspiradoras da autora, que abordam sobre sentimentos e percepções da vida, tão delicadamente desenhadas, que poderiam ser indicadas para quem busca entender as particularidades do nosso processo de amadurecimento emocional.
Tradutora de emoções, a prosa poética apresentada é como uma janela que abre horizontes para pessoas sensíveis. É um toque de vida aos que procuram explicações sobre o sentir. É mãe que assopra a ferida do filho que caiu da bicicleta. O reencontro consigo mesma e o amor pelos seus são tão intensos que transformam letras em risos, frases em lágrimas, textos completos em simples suspiros. Seus parágrafos têm cor e cheiro. O livro todo é um grande abraço terno de reconciliação com a maturidade que a vida proporciona.

A Soma de Todos os Afetos tornou-se um dos meus livros favoritos da Fabíola Simões, os textos são divididos em 4 partes (Somos a soma de nossos afetos, Leitura do Mundo, Fundo de Gaveta e A gente tem que continuar ...) e nessa leitura vemos textos sobre os afetos que se foram, os que permanecem e os que um dia virão. O livro é tão envolvente, que o leitor tem a sensação de estar em uma conversa íntima com a autora, por mais que esteja apenas lendo suas palavras. 

As crônicas abordam de tudo um pouco e trazem diversas reflexões, uma delas é que pessoas vem e vão (existem diversos ciclos acontecendo ao mesmo tempo) e as experiências que vivemos contribuem de forma direta (ou indireta) com a nossa forma de lidar com as situações ao nosso redor.
Não importa qual momento o leitor esteja vivendo, é impressionante como os textos da autora encaixam muito bem na sua vida, você fica com a sensação de identificação a cada página que vai passando. 

Foi uma leitura muito fluida e gostosa de fazer, é possível acabar em poucas horas, mas não tenha pressa!!
A editora como sempre fazendo uma trabalho gráfico maravilhoso, foi uma ótima experiência ler e acompanhar as ilustrações no decorrer da leitura. Se você gosta de crônicas ou está pensando em começar a ler, esse livro com certeza é uma excelente opção.






0 comments