Resenha: 1002 Fantasmas

 

Autora: Heloisa Prieto 

Editora: Seguinte

Número de Páginas: 112

Ano: 2022

Avaliação:   ☆☆☆

Sinopse: Do mesmo universo de 1001 Fantasmas, esta é uma emocionante história epistolar sobre mistérios, o amor entre irmãs e o poder da imaginação.
Quando as gêmeas Catrina e Carolina se deparam com uma fantasma na janela de casa, a vida das duas parece se transformar em uma das peças de teatro fantasiosas que elas tanto gostam de encenar juntas. Afinal, desde quando visitas fantasmagóricas fazem parte do cotidiano de adolescentes comuns?
Para piorar, esse encontro assustador mexe com a cabeça de Carol, que passa a esconder segredos da irmã e a agir de maneira muito esquisita... Cada vez mais preocupada com sua gêmea (e com a fantasma!), Catrina recorre a uma sociedade secreta milenar que se comunica através de cartas, a 1002 Fantasmas.
Entre mistérios antigos, fantasmas do bem e humanos perversos, Catrina e Carol terão uma série de desafios assustadores pela frente. Para enfrentá-los, vão contar com a ajuda de novos amigos e o conforto que só a arte é capaz de oferecer.

Em 1002 fantasmas vamos acompanhar a história das gêmeas Catrina e Carolina, as garotinhas são filhas de uma mãe brasileira e um pai irlandês, e em um belo dia se deparam com um fantasma na janela e a partir dai as coisas começam a mudar na vida das gêmeas. 
Catrina começa a notar que a irmã está mudando aos poucos, os pais parecem não perceber a situação que está acontecendo e graças a isso Catrina resolve recorrer a troca de cartas com a agência 1002 fantasmas a fim de procurar ajuda. 

No prefácio desse livro a autora comenta que esteve em Dublin, que graças a suas visitas pelos castelos e parques a inspiração veio, e ela pode retornar sua mente para a continuação dessa história. Não é exatamente uma continuação da história anterior, mas se passa no mesmo universo e da seguimento as aventuras da sociedade.
A trama desse livro (assim como o anterior) se dá através da troca de cartas, particularmente no primeiro livro fiquei incomodada com as datas das cartas, não condiz muito com a realidade, mas vejo pelo lado que: até uma carta chegar do outro lado do mundo o garotinho do primeiro livro já estaria morto antes de conseguir ajuda devido a situação complicada em que estava. 

As gêmeas moram no mesmo estado que o garotinho do livro anterior, gostam de atuar e filmar, a mãe delas trabalha como atriz e acaba sendo influenciada por uma mulher misteriosa que deseja se infiltrar na vida da família e fazer algo terrível com o fantasma que está lá. Afinal, nem todos os fantasmas são maus, mas maus fantasmas contam com a ajuda de pessoas vivas más para fazer certas coisas.
A autora tem uma escrita muito fluída e a trama corre sem muitos problemas, mas confesso que achei uma história bem mediana. Gostei muito da criatividade da autora em criar o universo dos fantasmas, a sociedade e todas as histórias, mas acredito que a troca de cartas atrapalhou muito minha leitura, não funcionou tão bem quanto eu gostaria e as cartas são bem enroladas até a trama finalmente andar. 

No mais é uma historia bem envolvente e reflexiva, o livro é indicado para leitores a partir dos 8 anos e creio que alguns vão adorar.
É uma leitura rápida e os livros podem ser lidos separadamente, mas sugiro ler na ordem para acompanhar pequenos detalhes. 



0 comments