Resenha: Oblivion

 

Autor: Fabrício Martins | Ilustradora: Laura Jardim 

Editora: Publicação Independente 

Número de Páginas: 128

Ano: 2021

Avaliação:   ☆☆☆☆

Sinopse: Anna é uma pessoa comum. Tem poucos amigos verdadeiros, uma família que não a entende completamente, um trabalho repetitivo, que seria até suportável se não fosse um chefe terrível, e tem bem menos dinheiro do que gostaria.
E, ultimamente, tudo parece pesar mais. Um desânimo e tristeza persistentes começaram a acompanhá-la.
Porém, uma solução acaba de surgir: o apagamento da memória.
Centenas de pessoas já usaram esse procedimento cirúrgico para esquecer lembranças e traumas. O processo é caro, mas existe uma solução mais barata: um apagamento geral de todas as lembranças. Mesmo assim, cada vez mais e mais pessoas procuram o tratamento para reiniciar sua vida.
A história segue nossa protagonista enfrentando bons e maus momentos, enquanto encontra seus amigos, familiares e colegas de trabalho sempre refletindo sobre a pergunta: “E se eu abandonasse tudo para começar de novo?”.

E se você decidisse passar pelo processo de apagar suas memórias e começasse uma nova vida? Seria como reiniciar, é um processo barato apagar toda a memória e reiniciar a vida não parece tão ruim assim .. mas como isso iria refletir nos seus amigos ou familiares? 
Anna é uma boa pessoa, mas por dentro está completamente quebrada/afundada em depressão, tem um amor não correspondido e um emprego odioso. 

Ela não consegue mais ver sentindo em sua vida e cada dia tem sido um verdadeiro tormento, mas a ideia de apagar tudo de sua mente é bastante interessante, ela não teria que sofrer mais e poderia voltar a ser feliz novamente ... mas ela continuaria sendo "ela mesma?"
Vale a pena apagar todas as memórias ruins mesmo sabendo que as boas também sumiriam? O que você seria capaz de sacrificar para ter uma nova vida?

De uma forma sutil vemos como a mente e a vida de uma pessoa com depressão funciona, vemos o quanto é importante ser acolhido e como o apoio é fundamental em vários momentos. 
Foi uma leitura muito interessante e envolvente, é compreensível os pontos que Anna cita para fazer o procedimento e em vários momentos me questionei se seria capaz de fazer o mesmo. O livro cita aqueles momentos que não temos mais forças para continuar, aquele esgotamento físico e mental que atingem a pessoa tem forte que parece não haver nenhuma escapatória. 

As ilustrações são sutis, mas conseguem transparecer o peso da história e toda a sobrecarga que a personagem carrega dentro de si. 
Foi uma surpresa muito boa a leitura, inclusive li em um único dia. Se você está procurando uma Graphic Novel nacional, dê uma chance para Oblivion! 

- Disponível através do Kindle Unlimited


0 comments