Resenha: O Último Sorriso Na Cidade Partida - Fetch Phillips Archives

 

Autor: Luke Arnold

Editora: Trama

Número de Páginas: 304

Ano: 2021

Avaliação:  ☆☆☆☆

Sinopse: Fetch Phillips carrega nas costas uma imensa culpa, maior do que muita gente pode acreditar. Estando no fundo do poço, como último recurso ele aceita investigar o desaparecimento de um professor vampiro em uma escola das redondezas. É isso ou a morte. A tentação de se atirar pela janela de seu escritório está ficando cada vez mais difícil de resistir. Enquanto isso, Sunder City está devastada. Nesta cidade distópica, enfrentando a aridez do pós-guerra e a falta de magia, as criaturas imortais vão desaparecendo e dando lugar a grotescas formas inacabadas, retorcidas: a sociedade, a indústria, a política e a cultura se corrompem, as raças mágicas caem... e os humanos têm uma nítida ascensão. O que fazer para que a magia volte? As esquinas sombrias de Sunder escondem todo tipo de segredos, e Fetch, um sujeito inescrupuloso, irônico e nada confiável, está prestes a encontrar um problema que talvez seja grande demais.

Fetch Phillips é um tipo de "faz tudo", mas atualmente os negócios não vão nada bem em Sunder City. A magia do mundo acabou graças aos humanos, as criaturas estão desaparecendo, as sereias não cantam mais, os elfos estão envelhecendo e os vampiros estão definhando aos poucos. Fetch sabe que a culpa disso tudo é sua, por isso atualmente ele trabalha apenas para esses seres "mágicos" apesar de ser humano, pois humanos não são confiáveis.

Sunder City foi muito importante para as criaturas mágicas no passado e depois do que aconteceu eles tentam construir algo bom na cidade, mas pelo visto ela esconde mistérios demais. O diretor de um colégio entra em contato com Fetch para que ele descubra o que aconteceu com um dos professores, ele é um vampiro e está desaparecido há alguns dias. 
Fetch começa a descobrir corpos de outros vampiros, faz as perguntas certas nos lugares errados e atraí a atenção do clã de vampiros que deseja manter toda essa história por debaixo dos panos. Afinal, o que aconteceu com o professor? 

O livro alterna entre o passado e o presente, aos poucos vamos descobrindo como o mundo era cheio de vida e magia, antes do Coda (o evento que acabou com a magia). Conhecemos personagens interessantes e alguns tem atitudes duvidosas, mas ao ler esse livro o leitor percebe que nem tudo pode ser visto como preto e branco, existem vários fatores que precisam ser levados em consideração .. afinal nem todos são completamente maus.
Fetch passa seus dias bêbado e se culpando por tudo que aconteceu, ele vive em constante tormento e a medida que foi descobrindo as coisas percebeu que estava fazendo mais mal que bem, mas agora é tarde demais e por isso ele tenta compensar ajudando o máximo de criaturas possíveis. 

A investigação fica um pouco de lado em alguns momentos da leitura, ela é usada mais como ponto de partida para ir apresentando o universo. O livro tem um ritmo lento e vai construindo o cenário da fantasia urbana de forma excepcional, mas o final é um pouco corrido e deixa a desejar quando o mistério finalmente é resolvido. 

Fetch passa boa parte do livro fazendo analogias/metáforas e isso fica um pouco cansativo as vezes. O livro tem uma leve pegada noir, por isso talvez algumas pessoas se incomodem como o jeito de Fetch. É aquele tipo de livro que você sabe que foi escrito por um homem (tem que mostrar que é homem, testosterona gritando bla bla bla sou homem e violento), pelo modo como ele escreve e as analogias que faz, e as vezes isso dá muito errado porque o leitor pode acabar pegando um ranço. 
No mais o livro é muito bom, já estou lendo o segundo e esse foi meu primeiro livro da editora Trama, amei a qualidade do exemplar físico (ótima diagramação) e espero adquirir outros livros da editora em breve. 





0 comments