Resenha: Até os Ossos


Autora: Camille DeAngelis

Editora: Suma

Número de Páginas: 296

Ano: 2023

Avalição:    ☆☆☆☆ | 4.5

Sinopse: Maren Yearly é uma jovem que quer o mesmo que qualquer pessoa comum: ser admirada e respeitada. Ser amada. Mas suas necessidades – secretas e terríveis – forçaram-na a se isolar. Ela odeia esse aspecto da própria vida, o que isso fez com sua família e com sua identidade, e como isso dita seu lugar no mundo. Ela não escolheu ser assim. Desde que a mãe de Maren, Janelle, encontrou a orelha da babá Penny Wilson na boca da filha de apenas dois anos de idade e uma pilha de ossos logo ao lado, ela soube que a vida nunca seria normal para nenhuma das duas. O amor pode acontecer de muitas formas diferentes, mas para Maren o desfecho é sempre o mesmo: ela precisa esconder as provas enquanto a mãe faz as malas. Quando Janelle abandona a filha no dia seguinte ao seu aniversário de dezesseis anos, Maren vai à procura do pai que nunca conheceu e encontra muito mais do que esperava ao longo do caminho. Diante de um mundo repleto de pessoas como ela, de potenciais inimigos e da perspectiva do amor, Maren percebe que não está só procurando o pai, mas também a si mesma.

Maren acabou de fazer 16 anos e seu aniversário foi incrível, mas no dia seguinte as coisas saíram um pouco dos eixos. Sua mãe a abandonou, deixou um pouco de dinheiro e a certidão de nascimento, pois Maren pode finalmente procurar o pai e quem sabe ter algumas respostas. 
Ela sempre quis ser uma garota comum, mas quando a fome vem ela não consegue controlar e acaba devorando outros seres humanos. Maren é uma comedora e não sabe muito o porque disso, as outras garotas nem conseguem ficar perto dela direito, talvez no fundo saibam que ela é uma predadora.

Maren parte em uma jornada de descoberta e acaba encontrando outras pessoas iguais a ela em seu caminho, alguns podem virar potenciais inimigos, outros quem sabe amigos ou até mesmo mais que isso. Maren não está apenas procurando seu pai, mas também deseja se encontrar um pouco nesse mundo caótico. 
A única pessoa do sexo feminino que Maren devorou foi sua babá, demorei um pouco para assimilar fisicamente como ela fez tal feito, pois era apenas uma criança. O livro não é muito descritivo nesse ponto, as cenas são rápidas e simples, isso dificultou um pouco meu entendimento de como funciona a coisa num geral, mas aos poucos fui entendendo. 

A autora não descreve muitas coisas, o livro é mais focado na descoberta e na percepção de Maren sobre o mundo e seu lugar nele. Então o leitor que não gosta muito de coisas sangrentas não precisa se preocupar, o foco da leitura não é esse. 
Fiquei muito envolvida com a leitura do começo ao fim, o livro possui personagens complexos e o leitor entende que toda aquela situação está em uma grande zona cinza. Eles não devoram as pessoas porque são malvados e coisas do tipo, apenas nasceram assim e são assim, mas as vezes alguns resolvem devorar pessoas ruins.

Gostei muito em como a trama foi sendo desenvolvida, o romance inclusive é bem interessante. O livro deixa algumas coisas em aberto, mas nada que tenha me incomodado, a única coisa que foi um pouco sem graça foi uma parte do final quando a Maren descobre algumas verdades e a situação toda se desenrola, achei uma grande quebra de clima. Mas, isso é mais um gosto pessoal mesmo, realmente não é um problema na trama. Inclusive se não fosse essa parte eu teria dado nota máxima para o livro.

Foi um livro que me pegou de surpresa e com certeza pretendo ler outros livros da autora, a escrita é bastante envolvente e interessante. Vale a pena dar uma chance para essa leitura!
Li o ebook através da plataforma netgalley, então não irei comentar sobre a edição física!


0 comments