Resenha: O que sobra

 
Autor: Príncipe Harry | Editora: Objetiva | Número de Páginas: 512 | Ano: 2023

Tradutores: Cássio de Arantes Leite, Débora Landsberg, Denise Bottmann e Renato Marques

Nota: 3

O livro foi lançado logo que o príncipe Harry saiu da realeza e essa obra nada mais é do que um apanhado sobre sua vida! Principalmente pela mãe do Harry (Princesa Diana) ter sido um grande marco na história, eu fiquei bem curiosa com a ideia de ler esse livro; somos apresentados a uma pessoa que vive em uma bolha desde que nasceu, é perseguido constantemente e tem uma vida nada convencional.

Harry sempre viveu cercado por holofotes e qualquer passo em falso foi motivo para o enxame de paparazzis ficar em cima dele inventando histórias. Apesar de alguns momentos serem cansativos durante a leitura (como as partes que citam a guerra), outros são dolorosos e emotivos, como os que ele cita: os relacionamentos amorosos fracassados, a falta de mãe e a amiga que infelizmente cometeu suicídio.

O livro apesar de mostrar ao leitor uma vida cheia de privilégios, também mostra uma pessoa repleta de traumas que entende que nem tudo são flores dentro do meio que está inserido, que também existe podridão, preconceito e muitos segredos obscuros.

Visto que não é de costume da realeza dar entrevistas ou fazer qualquer comentário sobre sua vida privada, eu acabei ficando bem curiosa quando esse livro lançou. Não foi uma das minhas melhores leituras do ano, mas foi uma boa leitura dentro do possível.

Esse livro para mim foi um enorme desabafo, quase que um grito de liberdade, ele até mesmo descreve como foi a pressão ao casar com uma mulher preta e o racismo que os filhos vão sofrer no decorrer dos anos, então só consigo imaginar a quantidade de coisas absurdas que ele provavelmente ouviu e ainda vai ouvir com o passar dos anos devido ao seu casamento e o que a esposa dele não deve passar .. revoltante.

Não sou muito fã de biografias, mas gostei dessa dentro do possível e gostaria de escrever mais sobre ela, mas não quero que fique um texto cansativo. Então se você está curioso para ler essa obra, aproveite e tire um tempinho para matar a curiosidade!


Sinopse: Esta foi uma das imagens mais tocantes do século XX: dois jovens, dois príncipes, caminhando atrás do caixão da mãe, enquanto o mundo acompanhava os eventos com tristeza ― e horror. Conforme Diana, a Princesa de Gales, era sepultada, bilhões de pessoas se perguntavam como se sentiam, e o que pensavam, os príncipes ― e como a vida deles iria se desenrolar a partir daquele momento.
Para Harry, esta é enfim a sua história.
Com uma honestidade total e incontornável, O que sobra é um marco editorial, cheio de inspiração, revelações, introspecção e sabedoria, conquistada com muito esforço, no que diz respeito ao eterno poder do amor sobre a perda.

0 comments