Resenha: Onde está Anne Frank?

 

Autor: Ari Folman | Ilustradora: Lena Guberman | Editora: Record | Número de Páginas: 160 | Ano: 2023 

Tradutor: Ulisses Teixeira 

Nota: 3

Após um raio atingir o museu em memória a família Frank e acertar o diário de Anne Frank o mesmo acaba ganhando vida e o leitor conhece Kitty, a amiga imaginária para quem Anne escreveu contando seus temores e sobre a perseguição nazista.

Kitty não sabe, mas já se passaram várias décadas e ela não tem ideia de onde está sua amiga. A garota está completamente desorientada e acaba saindo do local em busca da verdade, ela não consegue ficar longe do manuscrito então o leva consigo, caso contrário ela irá desaparecer. Com o passar das páginas, Kitty acaba descobrindo não apenas o destino da família Frank, como também uma dura realidade que os refugiados estão enfrentando na cidade atualmente.

Tudo começa a ficar perigoso quando as autoridades locais acreditam que Kitty roubou o diário do museu e começam a persegui-la na cidade. Kitty está em fuga, mas percebe que precisa fazer alguma coisa em relação aos refugiados e decide colocar o diário em perigo a fim de salvar a vida das pessoas.

Com ilustrações lindas e uma história interessante, o quadrinho vem trazendo de forma breve e precisa os terrores do nazismo e faz um paralelo com o sofrimento dos refugiados em relação aos judeus. Confesso que achei tudo muito rápido e sem tanto aprofundamento, não me entenda mal, é uma história interessante, mas muito superficial!
Também não gostei do pequeno romance que aconteceu, completamente sem necessidade e não acrescenta em nada na história.

Apesar disso, a leitura tem uma mensagem muito importante e ela foi passada com sucesso e para mim isso foi o que fez tudo vale a pena enquanto lia!!! No geral, é uma leitura que eu recomendo, não é uma leitura enrolada, pelo contrário é curtinha e direta, então pode ser feita em um único dia e você não precisa ter lido o diário de Anne Frank para ler esse exemplar.

Vale lembrar que esse quadrinho está no kindle unlimited, mas não sei por quanto tempo ficará disponível, então aproveitem enquanto está lá!



Sinopse: Um raio atinge a Casa de Anne Frank, onde funciona o museu em memória à família Frank, e quebra o vidro que protege o manuscrito do diário. Como num passe de mágica, a tinta das páginas traz à vida Kitty, a amiga imaginária para quem Anne escreve de 12 de junho de 1942 até 1º de agosto de 1944, contando sobre sua vida, seus pensamentos, seus sentimentos e todas as ansiedades e temores envolvidos no dia a dia da vida no Anexo Secreto, escondida da perseguição nazista.
Mas Kitty, perdida em Amsterdã, não sabe que várias décadas se passaram desde que Anne escreveu no diário pela última vez e muito menos o destino de sua amiga. Desorientada, decide sair em busca da verdade. E, embrenhando-se nas ruas de Amsterdã, descobre não só o destino da família Frank como também a dura realidade que se conecta às barbáries do período da Segunda Guerra.
Esta história em quadrinhos, além de celebrar o talento literário de Anne Frank, incentiva os leitores a continuar escutando sua voz incomparável, que mantém toda sua relevância desde que O diário de Anne Frank foi publicado pela primeira vez.
Depois do sucesso de O diário de Anne Frank em quadrinhos, o diretor de cinema Ari Folman e a ilustradora Lena Guberman criam uma história de aventura e aprendizado por uma perspectiva original em Onde está Anne Frank?.

0 comments