Resenha: Futuro Ancestral

 

Autor: Ailton Krenak | Editora: Companhia das Letras | Número de Páginas: 75 | Ano: 2022

Nota: 4

Em uma copilação de 5 textos feita pela Rita Carelli, o autor Ailton Krenak tenta nos alertar para o resgate do passado e da sabedoria dos povos originários a fim de salvar o nosso futuro.
Com um texto de fácil entendimento, o leitor vai viajando pelas palavras, entendemos a importância dos rios e observamos também o impacto da pandemia em nossas vidas.

Os textos abordam temas como educação, natureza, desastres ambientais, ancestralidade e até mesmo capitalismo. Foi uma grata surpresa para mim ler pela primeira vez algo do autor e sentir aquele puxão de orelha enquanto lia, ao mesmo tempo que ele nos alerta para o futuro, também dá esperança para um futuro melhor, mas é possível que talvez o ser humano não tenha o compromisso necessário para preservar e salvar o meio em que estamos inseridos!

Se você gosta de textos curtos, envolventes e que te façam refletir sobre a humanidade, esse é o tipo de leitura certa para você.

- Esse ebook foi disponibilizado para mim através da plataforma netgalley. 


Sinopse: Nesta nova coleção de textos, Ailton Krenak nos provoca com a radicalidade de seu pensamento insurgente, que demove o senso comum e invoca o maravilhamento.
A ideia de futuro por vezes nos assombra com cenários apocalípticos. Por outras, ela se apresenta como possibilidade de redenção, como se todos os problemas do presente pudessem ser magicamente resolvidos depois. Em ambos os casos, as ilusões nos afastam do que está ao nosso redor. Nesta nova coleção de textos, produzidos entre 2020 e 2021, Ailton Krenak nos provoca com a radicalidade de seu pensamento insurgente, que demove o senso comum e invoca o maravilhamento. Diz ele: “Os rios, esses seres que sempre habitaram os mundos em diferentes formas, são quem me sugerem que, se há futuro a ser cogitado, esse futuro é ancestral, porque já estava aqui.”


Compre o ebook na Amazon

0 comments