Resenha: Uma História Incomum sobre Livros e Magia


Autora: Lisa Papademetriou
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 192
Ano: 2016
Avaliação☆☆☆☆
Sinopse: Duas meninas encontram um livro mágico e cada uma se vê envolvida numa história que parece ser contada sozinha. Kai chega ao Texas para visitar sua tia-avó Lavinia – uma senhora extravagante, durona e fã de hip-hop. Do outro lado do mundo, no Paquistão, Leila deseja ser tratada como uma princesa pela família de seu pai e viver fortes emoções.
Elas só não fazem ideia de que seus mundos completamente diferentes estão prestes a se chocar graças a um enigmático livro em branco.
Quando Kai escreve no livro, suas palavras magicamente aparecem no exemplar de Leila. As meninas então percebem que O cadáver excêntrico reage a cada frase acrescentada – não importa se foi inspirada pelo ataque de um chihuahua ou por um mal-entendido com uma cabra – com um trecho da história de amor vivida por Ralph Flabbergast e Edwina Pickle mais de cinquenta anos antes.
Uma história incomum sobre livros e magia entrelaça essas três perspectivas – de Kai, Leila e Ralph – de uma forma divertida e emocionante. É uma narrativa mágica sobre o destino e os laços invisíveis que nos ligam uns aos outros.


Kai acaba de chegar no estado do Texas para visitar sua tia-avó Lavinia, uma mulher muito extravagante e bem diferente do que a garota está acostumada. Mas, nada disso importa porque a viagem mágica de Kai acabou de começar no momento que ela resolveu explorar a casa e acabou deparando-se com um livro, O Cadáver Excêntrico.

Do outro lado do mundo está Leila. Uma garota comum que sonha em viver uma aventura parecia com as que ela lê nos livros das Irmãs Amadas, mas o destino reserva para ela algo muito diferente, pois enquanto observa a biblioteca particular na casa do tio ela depara-se com um exemplar do livro O Cadáver Excêntrico.

O livro O Cadáver Excêntrico reage a cada frase acrescentada por Leila ou Kai, e as garotas começam a descobrir que a história vai surgindo aos poucos nas páginas que antes estavam em branco. A história que surge envolve Ralph e Edwina, mas isso vai muito mais além do que magia, pois a história de amor do casal aconteceu a mais de cinquenta anos atrás e não trata-se apenas de uma história nas páginas de um livro, e sim de algo muito real.

O livro tem uma premissa interessante e envolvente. A leitura foi prazerosa e apesar de ser uma história curta fiquei demorando na leitura para viajar um pouco no mistério que envolvia o livro e as duas garotas.
Apesar de ter gostado muito de como tudo está interligado com a vida de Kai e Leila, eu achei o final muito rápido e pouco trabalhado. Você imagina tanta coisa acontecendo e acaba acontecendo bem mais do que você imagina, mas é tudo de forma tão rápida que não pude nem assimilar direito o que aconteceu.

Os personagens são bem trabalhados na medida do possível, pois por ser um livro curto não dá para aprofundar-se muito nas coisas, mas isso não atrapalha em nada a leitura. É aquele tipo de livro para ler sem qualquer "compromisso" e apenas aproveitar a magia que envolve a história.
Apesar do final não ser tão trabalhado, não estraga a magia que o livro proporciona no decorrer da leitura.

A diagramação está muito linda, os capítulos intercalam entre as duas personagens principais e não achei qualquer erro de português. Inclusive a editora está de parabéns pelo trabalho feito no exemplar.

22 comments

  1. Alice, esse negócio de final mal trabalhada acaba comigo, não gosto quando um enredo é maravilhoso, me faz viajar nas hipóteses e na hora H é brochante.
    Gostei dessa capa, não vou colocar na lista de desejados porque estou fraca nas leituras :(

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  2. Olá, Alice. Eu já li muitas resenhas desse livro e a cada uma que aparece, eu fico mais ansiosa para ler. Gostei muito da capa dele e claro, da premissa, já que mistura magia com fantasia, coisa que eu amo. Adorei a tua resenha!
    Um beijo.
    O Reino Encantado de uma Leitora

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro e adorei, sabe aquele tipo de história que dispensa maiores explicações que abre espaço para imaginação, é desse tipo de livro que adoro. Então esse livro foi uma surpresa bem gostosa de ler. Bjkas

    ResponderExcluir
  4. Oioi! Tudo bem?
    Desde que vi o livro Uma História Incomum sobre Livros e Magia no lançamento da Arqueiro, que eu quero!!!
    Achei a historia diferente do que tenho visto e a capa ta essa lindeza toda que me deixou bem curiosa para ler e entender mais do titulo.
    Uma pena que o final não tenha sido tão trabalhado, mas ainda sim quero mto conhecer.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  5. Oiii Alice, tudo bem?
    Menina eu fico babando diante dessa obra, e dessa edição que parece realmente ser incrível. Eu fiquei triste em saber sobre o que achou sobre o final diminuindo um pouco meu interesse, colocarei na lista, mas demorarei para ler.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Eu estou morrendo de curiosidade para ler esse livro, realmente parece uma leitura muito marcante e essas duas personagens me interessam muito. Espero em breve poder embarcar nessa obra.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Alice,

    Acho a capa desse livro linda e fiquei tentada em solicitá-los. Engraçado que imaginava um enredo completamente diferente, mais infantil e com bastante magia. Gostei, se tiver a oportunidade vou ler sim. =)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  8. Tenho um problema com essa coisa do "final não muito bem trabalhado", mas parece um livro legal, não pedi na parceria, mas posso ler depois no kobo.

    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  9. Oie
    essa capa é tão linda que dá vontade de ler só por causa dela hahaha mas confesso que me apaixonei pela sinopse também, muito legal sua resenha e espero ler em breve o livro, dica mais que anotada

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiii
    Livros com a lavra "Livros no título já me despertam interesse! Eu quero ler esse livro já faz um tempinho. pena que o final não te agradou.
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. miga to doida pra ler esse livro, sem mais!
    e só digo isso: te digo é nocente pra m im

    ResponderExcluir
  12. Já tinha visto falar desse livro antes e achei a sua resenha muito boa, só me convenceu de que o livro merece uma chance rsrs. A história é bem excêntrica ao meu ver, deve ser uma leitura legal.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Alice, pela sua e outras resenha que li desse livro ele parece ter um enredo bem gostoso do tipo que lemos em uma tarde *-* Adorei a dica e assim que tiver chance pretendo lê-lo.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem? Ainda não conhecia esse livro, mas gostei bastante da premissa. Livros com histórias assim diferentes sempre me chamam a atenção, fiquei bem curiosa para saber mais detalhes sobre ele. Sua resenha ficou excelente. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  15. Olá, já faz tempo que quero conferir essa obra, desde o lançamento eu fiquei doida pra ler...mas vou ter que esperar mais um pouco. Gostei da resenha, mas quando você disse que o final é mal trabalhado isso acabou comigo. Poxa, eu sempre me decepciono com a obra quando o autor não se dedica na parte da conclusão.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Miga, acho que tava com sono quando comentei seu post (ali encima) e falei algo q nem eu entendi, mas o negócio é o seguinte: eu to doida pra ler esse livro e sua resenha ta maravilhosa. Me perdoa pelo comentário lá de cima? Eu devia realmente estar dormindo no pc kkkk

    ResponderExcluir
  17. Esse livro já estava na minha lista, mas a sua resenha me deu uma ideia melhor do que esperar da leitura. :)

    ResponderExcluir
  18. o livro realmente tem seus encantos e desencantos mas concordo que a leitura é bem prazerosa eu gostei tbm.

    ResponderExcluir
  19. Oi Alice!
    O livro parece ser muito bom apesar de ser curtinho.. fiquei curiosa para saber dessa história e saber como esse diário funciona, adoro esses livros despretensiosos, que você mergulha no mistério.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?
    Gente, AMEI este livro!! Achei muito divertido, quem dera se fosse real <3
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  21. Alice, a premissa desse livro é muito interessante, porém fiquei um pouco desestimulada por causa dessa 'pressa' no final da narrativa. Gosto de histórias bem contadas. Talvez ele o livor só precisasse de um amadurecimento e a autora se apressou em terminar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Bem surpreendente este livro e sua historia e que se desenvolve conforme se vai lendo me deixou curioso pra ler e conhecer melhor esta obra.

    ResponderExcluir