Resenha: O Projeto Rosie


Autor: Graeme Simsion
Editora: Galera Record
Número de páginas: 320
Ano: 2013
Avaliação☆☆☆☆
Sinopse: Para Don Tillman, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica. Exceto lidar com as mulheres.Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva. Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal. O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.

Don Tilman é professor na universidade, e apesar da sua boa aparência ele tem muita dificuldade em relacionar-se com outras pessoas, principalmente quando o assunto envolve romance. É por isso que ele acaba tendo a ideia de montar um projeto para conseguir uma esposa.
Ele é o tipo de homem que tem horário até para comer, organiza todo o seu dia da melhor maneira possível e tenta solucionar todos os problemas que aparecem para ele da forma mais eficaz, mas por que ele não consegue namorar?

É pensando nisso que Don desenvolve o Projeto Esposa com o intuito de achar a parceira ideal, mas isso não se mostra uma tarefa fácil, pois ele montou um questionário muito meticuloso para ajudá-lo a filtrar as candidatas inadequadas. E se seu par ideal não for alguém que se encaixa nos seus critérios rigorosos?
Don não pensa assim, ele acha que encontrará a parceira ideal se ela se encaixar em seus critérios e para isso ela não pode se atrasar ou fumar, dentre outras coisas. Mas, depois de um "ajuda" inesperada de um dos seus amigos ele acaba conhecendo Rosie.

Rosie não é o tipo certo de garota para Don, pois ela fuma, é vegetariana, não consegue chegar cedo e tem diversos hábitos que Don não acha agradável. Porém Don se vê cada vez mais envolvido com Rosie a ponto de deixar o Projeto Esposa de lado e acaba embarcando em um novo projeto a fim de ajudar a garota a encontrar seu verdadeiro pai. E assim damos início ao Projeto Pai.

Os dois acabam entrando em diversas situações inusitadas e desconfortáveis para Don, outras ele acaba tirando de letra o que faz com que Rosie acabe apegando-se a ele de alguma forma, mas ela não vai se deixar levar tão fácil assim.
O casal é improvável e engraçado, vamos vendo o crescimento de Don no decorrer da leitura e gostei muito da história ter sido narrada por ele. 

Com o passar da leitura vamos sabendo mais tanto do passado de Rosie como o passado de Don, que nos mostra algumas cicatrizes de situações antigas. Don é realmente uma pessoa maravilhosa que só precisa de um pouco mais de tato na hora de se relacionar.
É uma leitura divertida e diferente, gostei muito da história e com certeza vou ler a continuação. 

1 comment

  1. Já li algumas resenhas sobre esse livro. Não é meu estilo de leitura, mas parece ser divertido =)
    Bom fim de semana!

    Beijos, Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir