Resenha: Mauricio - A História Que Não Está No Gibi


Autor: Mauricio de Sousa
Editora: Sextante
Número de Páginas: 336
Ano: 2017
Avaliação☆☆☆☆☆
Sinopse: “Tudo que está na minha biografia é verdade, aconteceu mesmo, ou eu acho que aconteceu.” – Mauricio de Sousa.“Ideias mudam o mundo – poucos chavões são tão verdadeiros e inspiradores. Não mudei o mundo nenhuma vez. Mas, à minha maneira, acho que o melhorei um pouquinho ao gerar bons momentos, diversão e entretenimento para milhões de brasileirinhos. Raros são os autores, no Brasil e no exterior, que podem dizer que foram lidos com o mesmo prazer por avós, filhos e netos. Ou que carregam na bagagem a honra e o privilégio de saber que suas criações, com gibis ou livrinhos agindo como cartilhas informais, ensinaram pelo menos três ou quatro gerações a ler – disparado, meu maior orgulho. Em última instância, sou um sobrevivente, um homem que começou do nada, realizou seu sonho e não quer desistir dele de jeito nenhum. Enquanto eu estiver por aqui, saiba que foi você quem sempre alimentou meus sonhos. Depois que eu partir, não se esqueça de que ideias, e também sonhos improváveis, é que movem o mundo. De um jeito ou de outro, sempre estarei com vocês.” Mauricio.

Nessa autobiografia vamos conhecer a vida do famoso criador dos personagens da Turma da Mônica. Acompanhamos sua trajetória, sucessos e frustrações em um livro divertido, e empolgante. 
O livro narra desde sua infância até os dias atuais, percebemos que desde muito cedo ele precisou trabalhar para ajudar a família. 

Vamos notando toda a perseverança que ele precisou para não desmoronar em meio as dificuldades. Sempre que uma porta se fechava ele tratava de tentar abrir outra de alguma forma e percebemos a dificuldade que foi para ele chegar onde está atualmente. 

É uma obra muito interessante para quem é fã do autor e também para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre ele. Não imaginamos as dificuldades passadas por ele, afinal tentar crescer em uma época onde o quadrinho nacional não era tão valorizado não foi nada fácil.
Foi uma leitura rápida, tranquila e divertida. Gostei muito do modo como ele abordou tudo, me senti muito próxima dele enquanto lia sobre sua vida.

O exemplar está com uma diagramação ótima e vale muito a pena adquirir um para a sua coleção. Não encontrei qualquer erro durante e a leitura e gostei do cuidado que a editora teve com a obra. 

“Enquanto minha avó me introduzia no mundo das histórias, minha mãe me apresentava o mundo real e meu pai me mostrava o que fazer com ele.”

9 comments

  1. Olá, como não amar Maurício de Sousa? O autor esteve presente na infância de milhares de crianças e saber como ele se tornou uma referência quando o assunto é quadrinhos deve ser maravilhoso. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Alice!
    O Maurício também é um dos meus ídolos da infância, pode crer.
    Cresci lendo os primeiros gibis criados por ele e gostaria demais de poder ler sua biografia que parece excepcional como ele mesmo é ao criar tantas personagens fant´sticas e uma família tão linda!
    Desejo um ótimo final de semana!!
    “A sabedoria consiste em ordenar bem a nossa própria alma.” (Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  3. Olá Alice! Biografia não é um dos meus gêneros preferidos mas por que não conhecer a história de vida do autor que fez parte da infância de praticamente todos nesse país? Toda vitória vem de uma batalha e provavelmente o Maurício teve que enfrentar muitas. Acho esse livro uma forma de valorizar a literatura nacional. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oii mulher!!! To voltando a visitar o povo se a vida permitir ... Eu quero tanto, mais tanto, mais tanto esse livro. Sou fã do Mauricio, foi que instigou a leitura através dos seus gibis, cresci lendo...Acho que mês que vem consigo comprar uns livros e certeza que ele estará no meio. E que quote é esse no final da resenha, maravilhoso.
    http://www.divagandopalavras.com/

    ResponderExcluir
  5. Adoro os gibis do Maurício de Sousa, não chego a ser fã dele, somente uma apreciadora, li vários gibis da Turma da Mônica quando era menor e leio alguns até hoje, achei o livro interessante não só para conhecer mais sobre o autor, mas também para ver as dificuldades que alguém nessa área enfrenta para ter o devido reconhecimento e mostrar que não é nem um pouco fácil, quero sim ler o livro, tenho certeza que vou adorar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Turma da Mônica faz parte da minha vida, seja na infância, ou seja, agora no presente. Preciso ler esse livro e me deliciar com essa historia ♥
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Biografias não fazem parte da minha leitura preferida, mas existem exceções. Ainda não li essa biografia, mas leio sempre os gibis da Mõnica e sua turma.

    ResponderExcluir
  8. Caramba, sou fã do Maurício de Souza e suas obras. Não existe turma mais querida que a turma da Mônica. Gostaria muito de ler essa autobiografia, saber como surgiram tantas idéias com esses personagens.

    ResponderExcluir
  9. Nossa que bacana. Cresci lendo os gibis do Mauricio, que não?! ahahahah
    Não tem como esse não ser uma leitura leve e divertida, cheia de recordações, nos remetendo a infancia. Se tiver oportunidade essa leitura nao pode ser perdidda.
    Muito bacana

    ResponderExcluir