Resenha: Eu fico em silêncio

 


Autor: David Ouimet

Editora: Companhia das Letrinhas 

Número de Páginas: 56

Ano: 2021

Avaliação:  ☆☆☆☆☆

Sinopse: Um livro ilustrado emocionante para leitores de todas as idades que faz uma linda homenagem aos livros e à esperança que as histórias nos trazem.

Uma garota tímida e introvertida se sente deslocada no mundo tão barulhento em que vivemos. Mas o poder da imaginação e o conforto dos livros podem trazer a esperança de que sua voz finalmente seja ouvida…
Nesta história emocionante para pequenos e grandes leitores, somos convidados a refletir sobre nosso lugar no mundo e o poder transformador que uma boa história pode ter na vida de alguém.
Queria que este livro já existisse na minha infância; talvez tivesse me sentido menos sozinho.” - Neil Gaiman
Este não é um livro infantil, mas antes uma experiência para todas as idades. Uma viagem visual, rica e emocionante em busca de uma resposta.” - Sonia Braga

Nesse livro ilustrado iremos conhecer a história de uma garotinha sem nome, ela é tímida e introvertida. A garota se sente oprimida pelo mundo ao seu redor, um mundo que parece não compreendê-la, um mundo que nem sequer lhe dá uma chance para se expressar. 
O único lugar em que a garota sente-se livre é na biblioteca, através da leitura ela consegue conhecer o mundo um pouco melhor e tenta entender as diferença entre as pessoas.

Durante a leitura iremos acompanhar um dia na vida da garota, percorremos junto com ela sua rotina de escola/aulas, seu tempo na biblioteca e etc.
Enquanto isso ocorre, vemos seus pensamentos divagando acerca de sua decisão de não falar e o que aconteceria quando ela soltasse suas palavras.

Apesar de ser um livro infantil e com uma história simples, é possível observar que a leitura é cheia de significados. Vemos um personagem que está passando por dificuldades emocionais e que está lutando o tempo todo e que em algum momento irá florescer. 
Não creio que uma criança irá entender todas as nuances desse livro, pois em tese trata-se de um livro infantil, mas isso não quer dizer que ela não irá apreciar as ilustrações maravilhosas e um pouco da história.

Eu fico em silêncio é uma leitura rápida, porém muito profunda e com lindas ilustrações. Não tem como não ficar apaixonado por essa história. Inclusive nem parece que esse é o primeiro livro do autor.
Um livro que aquece o coração da criança que eu fui um dia, realmente valeu muito a pena ler, e espero que o autor continue com o excelente trabalho.
Trata-se de um livro de capa dura, com um maravilhoso acabamento, a editora realmente caprichou nessa obra.


"Às vezes, quando fico em silêncio, eu leio. Quando leio, sei que existe um mundo inteiro debaixo dos meus ramos."

0 comentários ♡