Resenha: A Bússola de Ouro - Fronteiras do Universo

 

Autor: Philip Pullman 

Editora: Suma

Número de Páginas: Suma

Ano: 2017

Avaliação:  ☆☆☆☆

Sinopse: Lyra Belacqua e seu daemon, Pantalaimon, vivem felizes e soltos entre os catedráticos da Faculdade Jordan, em Oxford. Até que rumores invadem a cidade - são boatos sobre os Papões, sequestradores de crianças que estão espalhando o medo pelo país. Quando seu melhor amigo, Roger, desaparece, Lyra entra em uma perigosa jornada para reencontrá-lo. O que ela não desconfia é que muitas outras forças influenciam seu destino e que sua aventura a levará às terras congeladas do Norte, onde feiticeiras e ursos de armadura se preparam para uma guerra. Embora tenha a ajuda do aletiômetro - um poderoso instrumento que responde a qualquer pergunta -, nada a prepara para os mistérios e a crueldade que encontra durante a viagem. E, mesmo que ainda não saiba, Lyra tem uma profecia a cumprir, e as consequências afetarão muitos mundos além do dela.

Nesse primeiro livro da trilogia Fronteiras do Universo iremos conhecer a história de Lyra Belacqua e seu daemon Pantalaimon. Lyra vive entre os catedráticos da faculdade, passa a maior parte do seu tempo explorando e brincando com as crianças gípcias (os gípcios são nômades ).
O mundo onde Lyra vive é bem parecido com o nosso em alguns sentidos, mas trata-se de um universo completamente paralelo onde os humanos nascem ligados a animais, o que nada mais são do a personificação física de suas almas. Os daemons não podem se distanciar fisicamente das pessoas que estão ligadas, pois sofrem dores físicas muito fortes, até mesmo dores mentais. Uma pessoa e seu daemon se completam como se fossem apenas um, e apesar de tudo Lyra e seu daemon Pan são completamente opostos, vale lembrar também que Pan ainda não tem uma forma final, por isso ele fica alterando sua forma física. 

Lyra deseja acompanhar seu tio em uma missão para o norte, mas Lorde Asriel nunca a levaria para o meio de suas pesquisas. Em um dia a garota acaba espiando uma conversa e descobre a existência do pó, uma substância que está espalhada pelo mundo e pode fazer coisas que ninguém imagina. 
Em paralelo a isso existem outras tramas acontecendo, por exemplo: alguns boatos começam a surgir e ao que parece algumas crianças estão sendo sequestradas pelo o que eles chamam de Papões, então quando o melhor amigo de Lyra desaparece, ela embarca em uma grande aventura para localiza-lo antes que algo ruim aconteça. 
Existe um objeto mágico e de grande valor chamado aletiômetro, Lyra consegue decifra-lo e pouquíssimas pessoas conseguem fazer tal coisa, com a ajuda do objeto Lyra pretende parar com o sequestro das crianças, mas ela não imaginava que descobriria sua origem, dentre outras coisas. 

Em um mundo mágico cheio de ursos falantes, bruxas, e as mais interessantes criaturas existentes, Lyra irá descobrir que existe uma profecia para cumprir e o caminho que precisará traçar nem sempre será fácil, talvez muito sangue seja derramado.
Trata-se de uma leitura em terceira pessoa dividida em três partes. Com uma escrita envolvente, divertida e muito inteligente, o leitor se vê descobrindo um novo mundo fantástico que é impossível largar até descobrir todos os mistérios. 

Lyra é um personagem muito plausível para a sua idade, tem o que é preciso para ser uma heroína apesar de ser apenas uma criança. 
São muitos personagens para serem citados, mas o que é possível dizer que são complexos e interessantes. Os personagens não são exclusivamente bons ou maus, cada um tem suas características e desejos, você consegue entender até mesmo os atos mais perversos, tudo escrito de um modo muito plausível. 

O livro aborda alguns temas muito interessantes, temas esses que te levam a reflexão e com certeza são muito bem abordados, como por exemplo o modo como os gípcios são tratados, por serem de uma raça "inferior".
Com personagens complexos e uma fantasia de tirar o fôlego, A bússola de Ouro é um grande começo para uma trilogia envolvente, com toda certeza pretendo ler os próximos livros assim que possível.
Li o livro em ebook disponibilizado pela plataforma netgalley, por isso não falarei acerca da edição física.


0 comments