Resenha: Willa - A Garota da Floresta

novembro 06, 2021

 

Autor: Robert Beatty

Editora: Milk Shakespeare

Número de Páginas: 304

Ano: 2021

Avaliação:  ☆☆☆☆

Sinopse: Quem é essa garota querendo desafiar o mundo? Willa é uma garota da floresta que sai à noite para buscar mantimentos para o seu clã. Sua missão é entrar escondida nas cabanas das pessoas e pegar o que eles têm em excesso. É uma tarefa arriscada ― se for apanhada será o seu fim. O povo do dia mata tudo o que não conhece, foi o que sempre ouviu. Numa noite, quando retorna para a sua comunidade, Willa começa a questionar aquele modo de vida, os furtos, a que era obrigada, e vai descobrindo que nem todas as pessoas do povo do dia são ruins e nem todos em sua comunidade são bons. Então muitos dos ensinamentos que recebeu desde a infância começam a desmoronar.

Willa é uma garota da floresta e a única coisa que ela deseja é ser aceita por seu clã, mas devido a sua linhagem ela desperta uma certa hostilidade no Padaran - líder da sua tribo. Não importava o quanto Willa roubasse dos colonos ou o que fizesse para agradar sua tribo, ela sempre era maltratada.

A garota percebe que toda a sua vida foi uma grande mentira quando alguém a encontra em uma das suas caçadas e essa pessoa não age como o Padaran sempre ensinou. Ela foi ensinada que os colonos iriam torturá-la e possivelmente ela iria morrer. Mas, ao perceber que nada disso acontece e a pessoa quer ajudá-la, algo estala na mente de Willa .. e se tudo o que ela foi ensinada for uma grande mentira?

Nem todas as pessoas fora do seu clã são más, mas alguns de seu clã definitivamente são. Então Willa começa a questionar a liderança e sua atitude é vista como uma enorme rebeldia. 
Afinal por que Willa deveria roubar quando sua tribo sempre viveu do que a floresta lhes dava? Seu povo tem sido proibido de praticar seus antigos costumes e por isso tem esquecido o que realmente importa, o problema é que questionar as atitudes erradas do líder da tribo pode ser algo mortal para Willa.
Com uma fantasia interessante, intensa e cheia de aprendizados, Willa A Garota da Floresta vem trazendo uma história que poderia se aplicar no mundo real. 

A cada página que se passa a personagem vem trazendo reflexões sobre a natureza, pertencimento, família e muito mais. Foi uma leitura muito envolvente, com uma escrita leve e bastante fluída.
A história se passa em um momento que os humanos estão desbravando mais a América através de recursos, por isso vemos aquele cenário de estrago que o desmatamento causa ao seu redor.
O livro é narrado em terceira pessoa e possuí capítulos pequenos, então o leitor mal sente a história passar.

Apesar de conhecer outros livros do autor, eu não havia tido contado direto com a escrita dele e foi uma excelente surpresa ao ler o livro e sentir a historia fluir de maneira tão envolvente. Espero ter a oportunidade de ler mais livros no futuro.
Como sempre a editora está de parabéns pela edição física, fiquei apaixonada pela capa e os detalhes da diagramação.



"Às vezes, precisamos fazer coisas que não queríamos fazer, coisas que vão contra tudo que já fizemos antes."

Um comentário

  1. Desde que esse livro foi lançado, eu me encantei com ele. Não somente por Willa ser tão jovem e trazer toda essa força dentro de si(inspirador),mas por mostrar também esse cuidado com a natureza, com o buscar os sonhos e cuidar, simples assim!
    A diagramação parece ser tão perfeita e com certeza, ainda quero muito ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir