Qual a ordem de leitura do Universo Grisha?

 
Logo após sair a primeira temporada do seriado Sombra e Ossos pela Netflix, muitas pessoas ficaram confusas com a ordem de leitura dos livros, por isso resolvi fazer uma listinha para ninguém ficar perdido!

Primeiro você deve ler a trilogia principal, pois ela dá uma ótima introdução sobre o universo e caso você leia ela depois algumas coisas ficarão confusas ou até mesmo sem graça.

  1. Sombra e Ossos (compre na amazon)
  2. Sol e Tormenta (compre na amazon)
  3. Ruína e Ascenção (compre na amazon


Sinopse: Em um país dividido pela Dobra das Sombras – uma faixa de terra povoada por monstros sombrios – e no qual a corte real está repleta de pessoas com poderes mágicos, Alina Starkov pode se considerar uma garota comum. Seus dias consistem em trabalhar como cartógrafa no Exército e em tentar esconder de seu melhor amigo, Maly, o que sente por ele.
Quando Maly é gravemente ferido por um dos monstros que vivem na Dobra, Alina, desesperada, descobre que é muito mais forte do que pensava: ela é consegue invocar o poder da luz, a única coisa capaz de acabar com a Dobra das Sombras e reunificar Ravka de uma vez por todas.
Por conta disso, Alina é enviada ao Palácio para ser treinada como parte de um grupo de guerreiros com habilidades extraordinárias, os Grishas. Sob os cuidados do Darkling, o Grisha mais poderoso de todos, Alina terá que aprender a lidar com seus novos poderes, navegar pelas perigosas intrigas da corte e sobreviver a ameaças vindas de todos os lados.

Depois de ler a trilogia principal existe uma duologia chamada Six of Crows, trata-se de um spin-off da trilogia principal e trará novas histórias.

  1. Six of Crows - Sangue e Mentiras (compre na amazon)
  2. Crooked Kingdom - Vingança e Redenção (compre na amazon)


Sinopse: A OESTE DE RAVKA, ONDE GRISHAS SÃO ESCRAVIZADOS E ENVOLVIDOS EM JOGOS DE CONTRABANDISTAS E MERCADORES......fica Ketterdam, capital de Kerch, um lugar agitado onde tudo pode ser conseguido pelo preço certo. Nas ruas e nos becos que fervilham de traições, mercadorias ilegais e assuntos escusos entre gangues, ninguém é melhor negociador que Kaz Brekker, a trapaça em pessoa e o dono do Clube do Corvo. Por isso, Kaz é contratado para liderar um assalto improvável e evitar que uma terrível droga caia em mãos erradas, o que poderia instaurar um caos devastador. Apenas dois desfechos são possíveis para esse roubo: uma morte dolorosa ou uma fortuna muito maior que todos os seus sonhos de riqueza. Apostando a própria vida, o dono do Clube do Corvo monta a sua equipe de elite para a missão: a espiã conhecida como Espectro; um fugitivo perito em explosivos e com um misterioso passado de privilégios; um atirador viciado em jogos de azar; uma grisha sangradora que está muito longe de casa; e um prisioneiro que quer se vingar do amor de sua vida. O destino do mundo está nas mãos de seis foras da lei – isso se eles sobreviverem uns aos outros.

Após isso temos a duologia Nikolai, a história dessa duologia se passa após Crooked Kingdom e acompanhará um personagem que fez muitos fãs ao aparecer na trilogia principal. 
Atualmente o primeiro livro está sendo lançado no Brasil, o segundo já foi confirmado pela editora, mas sem data de lançamento por enquanto. 

  1. King of Scars (compre na amazon)
  2. Rule of Wolves 

Sinopse: Nikolai Lantsov, o deslumbrante rei de Ravka, sempre teve o dom de fazer coisas impossíveis. Ninguém sabe exatamente o que aconteceu com ele durante a guerra civil, antes que ele subisse ao trono – e o próprio rei prefere que continue assim.
Agora, inimigos se aproximam por todos os lados, e Nikolai precisa encontrar uma maneira de encher os cofres de Ravka, forjar novas alianças e proteger o exército Grisha de ameaças. Porém, a magia sombria que se esconde dentro dele parece cada dia mais forte, ameaçando destruir tudo o que ele fez e vem fazendo por seu povo.
Acompanhado de um jovem monge e de Zoya Nazyalensky, Nikolai viajará para os cantos mais longínquos de Ravka, onde a magia profunda ainda existe, em busca da cura para o terrível mal que está dentro dele.

Além disso a autora ainda criou 3 coleções sobre o universo que complementam ainda mais as histórias anteriores. 
Obs: Algumas pessoas preferem ler As Vidas dos Santos logo após a duologia Six Of Crows, outras preferem ler após ler King of Scars ... eu recomendo que seja lido após a primeira duologia (Six Of Crows) para seguir a ordem de lançamento no Brasil. 



Sinopse: Embarque em uma viagem para o Grishaverso, de Leigh Bardugo, com essa réplica ilustrada de As vidas dos santos! Embarque em uma viagem para o Grishaverso com essa réplica ilustrada de As vidas dos santos, o Istorii Sankt'ya, que já foi mencionado diversas vezes nos livros da série. Das mãos de Alina Starkov para as suas, As vidas dos santos é um livro mágico do Grishaverso, que contém a história dos santos que permeiam o a cultura do universo extraordinário criado por Bardugo. Esses contos incluem os milagres e martírios de Santos mais conhecidos como Sankta Lizabeta das Rosas e Sankt Ilya Acorrentado, até as histórias obscuras de Sankta Ursula, Sankta Maradi e o Santo sem Estrelas. Como foi visto na série original da Netflix Sombra e Ossos, esta coleção inclui ilustrações exuberantes feitas exclusivamente para cada uma das histórias.


Os dois livros abaixo ainda não tem data de lançamento no Brasil e muito menos previsão de ano, por enquanto deixarei apenas as capas por aqui.




E você, pretende embarcar no Universo Grisha? Vou começar a ler esse ano, então aguardem resenhas por aqui.

1 comment

  1. Eu fiquei tão feliz ao ler esse post no Insta que ele está salvo.
    Eu só tenho Sombra e Ossos, por isso, ainda pretendo ir comprando todos, até por ter amado muito a primeira temporada da série na tv!!!
    Obrigada!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir