Resenha: O Monstro Debaixo da Minha Cama

maio 24, 2022

 

Autor: Luckas Iohanathan

Editora: Publicação Independente 

Número de Páginas: 93

Ano: 2020

Avaliação:  ☆☆☆☆☆

Sinopse: Esta é uma história fictícia, a realidade é bem pior. “O Monstro Debaixo da Minha Cama” acompanha a trágica infância da pequena Lucy, uma garota excluída, que vive em seu mundo de histórias em quadrinhos e não tem amigos, que precisa, dia após dia, suportar os abusos do seu próprio pai e a omissão da mãe.
Devido a esses episódios traumáticos, o comportamento dela começa a mudar, atingindo um nível de crueldade preocupante, mas o que se esconde por trás desse desvio de conduta é um conflito interno com a inocência, que distorce a realidade e acaba se perdendo em um mundo de fantasia, onde seus brinquedos possuem vida e todos os homens são monstros dos gibis, até seus colegas da escola.
Ao se deparar com a dura realidade, os brinquedos à sua volta tentam ajudá-la, da pior maneira, a superar seu maior medo, maior do que uma criança pode suportar.

Nessa HQ acompanharemos a história de Lucy, uma garota que sofre abusos dentro de casa; a garotinha e sua mãe estão passando por algo horrível, mas acreditam que um dia tudo irá mudar. Ao virar as páginas vemos Lucy mudando de comportamento, vivendo excluída e moldando a sua realidade para poder lidar com as situações traumáticas. 
Em pouco tempo os brinquedos de Lucy começam a criar vida e ela começa a distorcer a realidade, Lucy acaba travando uma batalha interna entre o certo e o errado. Afinal, o que ela poderia fazer para se defender? 

Apesar de ser uma história curta e contada pelo olhos de uma criança, o leitor consegue sentir o que a personagem tem enfrentado; é difícil ver a mãe prometendo que um dia elas irão sair daquela situação, mas tudo continua a mesma coisa.
Essa é uma leitura muito forte, apesar de ser suavizada pela forma como é mostrada ao leitor. Gostei de ver o cuidado pelo modo como o autor transmitiu a história, apesar dos temas pesados, é uma boa história! 

Com ilustrações nas cores preto, branco e rosa, o autor nos mostra como o abuso pode afetar uma família. Gostei muito do quadrinho e efetuei a leitura através do kindle unlimited (no computador) para apreciar as ilustrações com mais detalhes. 
Gostei demais do traço das ilustrações, é interessante ver o modo como as cores mudam dependendo da cena, deixa o leitor completamente envolvido na trama. E por usar poucas cores, qualquer detalhe faz toda a diferença.

Temos uma mãe que parece ser conivente com a situação, uma mãe que acredita que o marido pode mudar e tenta negar/esconder o abuso que a filha está passando. E temos uma garotinha que tenta de tudo para fazer com que seu pai pare de fazer o que faz. É um relato angustiante, é horrível pensar que na nossa realidade coisas desse tipo ainda acontecem. 
Vale lembrar que as duas são vitimas nessa situação toda. 

O final da história foi muito interessante, confesso que eu não estava preparada para aquilo, me pegou completamente desprevenida. 
Não vou falar muito para não soltar spoiler, mas fique atento aos gatilhos e aproveite para conhecer o trabalho maravilhoso do autor. 

🟣 Essa obra foi indicada ao 33º Troféu HQMix em duas categorias. 



Postar um comentário