Resenha: Animal Castle Vol. 01

 

Autor: Xavier Dorison | Ilustrador: Felix Delep

Editora: Ablaze

Número de Páginas: 142

Ano: 2022

Avaliação:  ☆☆☆☆

Sinopse: On the Farm all animals were equal.
In the Castle some are more equal than others.
For fans of the bestselling Stray Dogs and the Eisner Award winning Beasts of Burden comes an animal fable at once familiar and surprising! You may think you know the story, but set aside your assumptions. This animal uprising is unlike any you have read!
Nestled in the heart of a farm forgotten by men, the Animal Castle is ruled with an iron hoof by President Silvio. The bull and its dog militia savor their power, while the other animals are exhausted by work, until the arrival of the mysterious Azelar, a traveling rat who will teach them the secrets of civil disobedience.

No primeiro volume de animal castle iremos encontrar uma história que envolve poder, sobrevivência, a luta por um ideal e tudo isso regado a uma muita violência. Miss B é uma gatinha que perdeu seu macho e atualmente ela trabalha incansavelmente para alimentar seus filhotes, mas o local é comandado por um animal muito forte e seu grupo de cachorros violentos. 

A HQ já começa com um dos animais sendo dilacerado por um grupo de cães, os outros animais estão acuados e trabalham cada vez mais para manter tudo funcionando, contudo as condições não são favoráveis e quem desobedece costuma ser executado. 
Um dia a situação acaba saindo do controle e um enorme banho de sangue acontece, os animais estão cansados de serem explorados e por causa disso uma revolução começa surgir em meio ao completo caos.

Os animais tentam fazer protestos pacíficos e não violentos depois de serem inspirados com histórias sobre Ghandi, mas a violência do lado opressor está cada vez maior. 
Com uma arte muito bonita, cores vibrantes e uma história envolvente, Animal Castle evoca muito a essência de A Revolução dos Bichos de George Orwell. A violência está muito presente no quadrinho e os animais não pensam duas vezes em eliminar os mais fracos, mas a medida que a revolução começa o presidente está disposta a fazer qualquer coisa para colocar todos na linha e isso inclui trair os animais que o ajudam a manter o poder.

Foi uma leitura bem envolvente e concluí em um único dia; a história é boa, mas não tem tanta novidade assim na trama. Apesar de ter gostado desse primeiro volume eu não leria uma continuação, não me despertou tanto interesse a ponto de acompanhar os próximos lançamentos. 
No mais o trabalho está impecável e espero que faça muito sucesso. 

📌 O arquivo do quadrinho foi disponibilizado para mim através da plataforma netgalley.



0 comments