Resenha: A paciente silenciosa

 

Autor: Alex Michaelides

Editora: Record

Número de Páginas: 364

Ano: 2019

Avaliação:  ☆☆☆☆

Sinopse: Alicia Berenson tinha uma vida perfeita. Ela era uma pintora famosa casada com um fotógrafo bem-sucedido e morava numa área nobre de Londres que dá para o parque de Hampstead Heath. Certa noite, Gabriel, seu marido, voltou tarde para casa depois de um ensaio para uma revista de moda e, de repente, a vida de Alicia mudou completamente.
Alicia tinha 33 anos quando deu cinco tiros no rosto do marido. Depois disso, nunca mais disse uma palavra.
A recusa da artista a falar ou a dar qualquer explicação transforme essa tragédia doméstica em algo muito maior - um mistério que atrai a atenção do público e aumenta ainda mais a fama da pintora. Entretanto, ao mesmo tempo que seus quadros passam a ser mas valorizados que nunca, ela é levada para o Grove, um hospital psiquiátrico judiciário na zona norte de Londres.
Theo Faber é um psicoterapeuta forense que espera há muito tempo por uma oportunidade de trabalhar com Alicia. Ele tem certeza de que é a pessoa certa para lidar com o caso. No entanto, sua determinação para fazê-la falar e desvendar o mistério de por que ela atirou no marido o arrasta para um caminho tortuoso que sugere que as raízes do silêncio de Alicia são muito mais profundas do que ele jamais poderia imaginar.
E, se ela falar, ele será capaz de encarar a verdade?

Alicia Berenson é uma pintora famosa e casada com um fotógrafo bem sucedido, mas um dia seu marido voltou para casa tarde da noite e a vida dos dois mudou completamente. Alicia atirou no rosto do marido várias vezes, foi julgada como inimputável e atualmente encontra-se em um hospital psiquiátrico, mas desde aquela noite ela nunca mais falou uma palavra sequer. 
Theo é um psicoterapeuta forense que sempre se interessou pela caso de Alicia e quando tem a oportunidade de trabalhar com ela não pensa duas vezes e embarca nesse mistério. Ele tem plena convicção que é a pessoa certa para lidar com esse caso, Theo acredita que pode desvendar o mistério daquela situação e fazer com que Alicia fale.

O homem começa a visitar pessoas que estavam ligadas diretamente a Alicia e a medida que as páginas passam vamos descobrindo informações conflitantes sobre a personagem, quem está de fato dizendo a verdade? O cunhado da mulher aparentemente a odeia, mas parece que existe algo mais profundo envolvido, seu primo e sua tia tem visões diferentes sobre como Alicia era e a vizinha informa que havia um homem seguindo a pintora, mas como tudo isso se encaixa no assassinato do marido de Alicia? 

Theo narra sua vida pessoal a medida que o leitor acompanha o tratamento de Alicia, eu não conseguia entender porque era tão importante saber sobre a vida pessoal dele e sua esposa traidora até chegar a reviravolta. Em um momento Alicia acaba dando seu diário pessoal para que Theo leia e entenda um pouco sobre ela, então o leitor é bombardeado de informações. Temos a investigação de Theo com as pessoas que conviveram com Alicia, a vida pessoal de Theo, o diário de Alicia contando vários fatos de sua vida e problemas internos no hospital envolvendo um dos médicos. 

São muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, é uma leitura que realmente te prende do início ao final e eu mal percebi na armadilha que estava caindo. 
O autor te distraí com coisas que você não acha importantes até perceber o mistério se revelando bem na sua frente. Foi muito bom ver o mistério se revelando na hora certa bem diante dos meus olhos, geralmente adivinho várias reviravoltas, mas esse livro foi uma excelente/grata surpresa. 

É um livro que aborda traumas, posse, machismo e doenças mentais. Para quem quer entrar no mundo dos thrilers acredito que seja um bom começo e com certeza vai te surpreender. 
Uma coisinha não me agradou muito, pois achei burrice, mas caso eu comente estragará a reviravolta, então vamos deixar quieto. 


0 comments