Resenha: Sombra e Ossos

 

Autora: Leigh Bardugo 

Editora: Planeta Minotauro 

Número de Páginas: 288

Ano: 2021 

Avaliação:   ☆☆☆☆

Sinopse: Em um país dividido pela Dobra das Sombras – uma faixa de terra povoada por monstros sombrios – e no qual a corte real está repleta de pessoas com poderes mágicos, Alina Starkov pode se considerar uma garota comum. Seus dias consistem em trabalhar como cartógrafa no Exército e em tentar esconder de seu melhor amigo, Maly, o que sente por ele. Quando Maly é gravemente ferido por um dos monstros que vivem na Dobra, Alina, desesperada, descobre que é muito mais forte do que pensava: ela é consegue invocar o poder da luz, a única coisa capaz de acabar com a Dobra das Sombras e reunificar Ravka de uma vez por todas. Por conta disso, Alina é enviada ao Palácio para ser treinada como parte de um grupo de guerreiros com habilidades extraordinárias, os Grishas. Sob os cuidados do Darkling, o Grisha mais poderoso de todos, Alina terá que aprender a lidar com seus novos poderes, navegar pelas perigosas intrigas da corte e sobreviver a ameaças vindas de todos os lados.

Nesse primeiro volume da trilogia principal o universo grisha vamos acompanhar a história de Alina Starkov, ela trabalha como cartógrafa do exército e atualmente tenta esconder seus sentimentos do melhor amigo, Malyen Oretsev. 
Alina cresceu como órfã na casa de um duque, ela e Maly são amigos de infância e tiveram uma criação difícil. Quando chegam a certa idade todas as crianças são devidamente testadas para descobrir se possuem poderes; Alina foi testada e foi atestada como comum, mas quando ela e Maly estão em perigo a garota invoca um enorme poder de luz que pode ser capaz de acabar com a Dobra das Sombras.

Nesse universo existem os Grishas, pessoas com habilidades extraordinárias que podem fazer coisas que um humano comum jamais sonharia. Há muitos anos atrás um grisha das sombras criou uma grande e enorme barreira de sombras negras onde habitam criaturas que destroçam tudo que tocam. 
Maly e Alina iriam atravessar a dobra das sombras com o exército, mas devido ao misterioso poder de Alina, a grande maioria se salvou da morte naquele dia. 

Darkling é o grisha mais poderoso de todos, ele é descendente do homem que criou a dobra e sonha em destruí-la, ao descobrir que Alina é uma conjuradora do poder do sol ele a coloca sob sua proteção, a leva para o palácio e a coloca sob um treinamento rigoroso para aprender a usar seus poderes. 

O universo dos grishas não é explicado logo de cara e isso não atrapalhou minha leitura, mas notei que muitos leitores ficaram confusos e se apegaram demais a termos esperado uma explicação detalhada sobre cada coisa. 
Muitos ficam céticos quanto ao poder de Alina, mas a medida que ela vai se mostrando algumas pessoas começam a vê-la como uma santa que irá acabar com a dobra que limita Ravka, mas e se algo muito pior e mais sombrio tiver outros planos para Alina?
A medida que você vai lendo as informações necessárias vão sendo passadas, então não se apegue tanto aos detalhes, foque apenas na história que Alina está contado. 

O livro é bastante fluído e muito envolvente, infelizmente Alina é bem chata e fica o tempo todo falando sobre o Maly e isso atrapalhou um pouco a minha leitura. O vilão do livro leva esse primeiro volume todo nas costas e em alguns momentos até mesmo torci para que ele destruísse tudo mesmo e colocasse todos sob seu controle.

Se você viu o seriado saiba que muitos personagens que aparecem por lá, não aparecem nesse livro. Provavelmente serão vistos nos próximos livros ou na duologia que segue depois dessa trilogia. 
Amo muito essa nova capa que fizeram depois que a série estreou e estou bastante ansiosa para ler o próximo livro. 


1 comment