Resenha: Fantasmas

 

Autora: Raina Telgemeier | Editora: Intrínseca | Número de Páginas: 256 | Ano: 2022

Tradutora: Giu Alonso 

Nota: 4 + favoritado 


Catrina e Maya acabaram de mudar com os pais para Bahía de la Luna, uma cidadezinha no litoral da Califórnia. Os médicos dizem que o local fará muito bem para a saúde de Maya (que tem fibrose cística), mas para o desespero de Catrina (e alegria de Maya) o local é lotado de fantasmas.

Catrina não queria se mudar, seus amigos estão todos na antiga cidade, sem contar que Catrina também quer viver um pouco para ela, ter as coisas dela e não precisar o tempo todo se preocupar com a irmã. Veja bem, Cat ama Maya, mas ela vive preocupada o tempo todo com a garota, os pais colocam muito peso em seus ombros e qualquer coisa mínima que aconteça com Maya é porque Cat não cuidou direito dela. Essa parte é bastante sutil durante a leitura, mas é possível perceber a enorme responsabilidade colocada nos ombros de Cat, que é a irmã mais velha.

As irmãs conhecem o vizinho Carlos que apresenta os fantasmas da ilha para as duas e aos poucos Maya fica curiosa com a vida após a morte, afinal ela tem uma doença degenerativa.
Maya acaba ficando muito mal depois de um encontro com os fantasmas e Cat toma uma bronca, como se ela tivesse culpa do que aconteceu! Após isso ela passa a evitar Carlos e fica com raiva de todos os fantasmas, que aos poucos começam a surgir na casa da família.

Confesso que achei a Cat um pouco chata e muito reclamona, mas entendi seus dilemas em relação a sua situação familiar.
Além de interessante, é uma leitura que soube muito bem abordar os temas citados e com uma leve pitada sobrenatural que envolve a celebração cultural do dia dos mortos.

Se você está a fim de ler uma leitura curtinha, envolvente e divertida, sugiro dar uma olhada nesse Graphic Novel; principalmente se você está de ressaca literária, tenho certeza que essa história vai cumprir seu propósito e aquecer seu coração!


Sinopse: A família de Catrina está de mudança para Bahía de la Luna, uma cidade nublada no litoral da Califórnia, porque a brisa do mar vai ser importante para o tratamento de Maya, sua irmã mais nova. Porém, ao sair para explorar a nova vizinhança, as duas descobrem que os ventos gélidos também atraem fantasmas ― para a alegria de Maya e o desespero de Cat.
Maya tem fibrose cística, uma doença degenerativa dos pulmões, e quer conversar com um fantasma para descobrir como é o pós-vida. Cat, por sua vez, tem ansiedade e muito medo do sobrenatural. Ela só quer proteger a irmãzinha, fazer novas amigas e levar uma vida normal. Mas isso não será tão fácil, já que os moradores de Bahía de la Luna parecem conviver pacificamente com seus antepassados. Para piorar, a grande celebração do Día de los Muertos ― data em que os fantasmas visitam seus entes queridos ― está cada vez mais perto.
Com a ajuda de um gato preto misterioso, vizinhos simpáticos e muitos tamales, as irmãs vão enfrentar os desafios da vida em família e descobrir que, muitas vezes, precisamos encarar nossos maiores medos por aqueles que amamos.

0 comments