Resenha: A Estranha Sally Diamond

Autora: Liz Nugent | Editora: Record | Número de Páginas: 412 (ebook) | Ano: 2023

Tradutora: Juliana Romeiro 

Nota: 4

Sally Diamond vive em uma casa isolada em um vilarejo na Irlanda com seu pai adotivo, Sally não gosta muito de socializar e segundo seu pai, Sally é ''desconectada emocionalmente''. A mulher não tem muitas memórias de sua infância, ela consegue lembrar-se de coisas apenas de 7 anos em diante.
Um dia ela encontra o pai morto em sua cama, então segue o conselho que ele sempre lhe disse ... ''Quando eu morrer, pode me jogar no lixo'', obviamente o homem estava brincando, mas Sally não sabe disso!

Após ela atrair a atenção da polícia, do vilarejo e da impressa, Sally acaba descobrindo segredos sobre o seu passado e sobre seus pais biológicos. Sally descobre uma realidade violenta, cruel e muito complicada, agora faz todo o sentido ela ser ''desconectada emocionalmente''!
O pai deixou uma carta para Sally dividida em três partes, então a medida que o leitor vai passando as páginas descobre o que aconteceu no passado, mas também temos um ponto de vista único narrado em alguns capítulos, o ponto de vista de Peter (que está ligado a Sally).

Essa é uma leitura que explora muito o trauma, sequestro, misoginia e vários temas pesados, o suspense envolvendo a trama é muito interessante, é uma leitura que você não consegue parar até finalizar! Inclusive pretendo ler mais livros da autora no futuro.
Em vários momentos senti raiva, decepção e muita tristeza. Infelizmente tudo que aconteceu com Sally não pode ser reparado, muito menos o que aconteceu com Peter e apesar do crescimento dos personagens, temos um final levemente amargo porque além de não ter um final minimamente feliz, você fica com a sensação que o vilão não foi punido, ele não pagou pelo que cometeu e estragou a vida de todos que ele conseguiu.

Essa foi uma leitura muito conflitante devido o final, mas ainda assim gostei bastante dela. O livro não tem tanta ação, mas ainda assim a carga dramática da história faz muito bem o seu trabalho envolvendo o leitor com a trama.
Se você está a fim de ler um suspense envolvente, dê uma chance para esse livro!


Sinopse: Sally Diamond é uma mulher de poucas palavras e de poucos amigos. Ela mora numa casa isolada num vilarejo na Irlanda com o pai adotivo e não gosta muito de socializar. Segundo ele, a filha é “desconectada emocionalmente”. A mente de Sally, apesar de funcionar perfeitamente bem, segue uma lógica muito particular. Ela não tem muitas recordações de quando era criança e leva à risca tudo o que escuta. E é por isso que não consegue entender por que o que fez com o corpo do pai, depois de encontrá-lo morto certa manhã, foi errado. “Quando eu morrer, pode me jogar no lixo”, foi o que ele pediu.
Agora Sally não só é o assunto do momento no vilarejo, como o centro das atenções da imprensa e da polícia. Como se não bastasse toda essa confusão, ela encontra, no escritório do pai, três cartas escritas por ele contando a verdadeira história dela. E o que ela descobre é uma realidade extremamente cruel e violenta, capaz de causar danos irreparáveis em qualquer pessoa.
Porém, com a ajuda de novos amigos, Sally vai, aos poucos, entendendo que sua personalidade foi moldada nos horrores de sua infância. Até o dia em que recebe uma caixa pelo correio, vinda da Nova Zelândia. Dentro dela, há um ursinho de pelúcia, velho, sujo e esfarrapado, que ela reconhece imediatamente. Toby. Aquele brinquedo tinha nome. E era dela. Mas como Sally sabe disso? Quem está acompanhando seus passos do outro lado do mundo? Será que ela pode confiar em todos à sua volta? Por que o novo morador do vilarejo está tão obcecado por ela?
Em A estranha Sally Diamond, Liz Nugent explora os traumas, os conflitos e a idiossincrasias dos personagens para compor a personalidade singular de cada um deles, construindo assim uma narrativa dramática, permeada de suspense e mistério, na qual as revelações são feitas em momentos cruciais da trama. Uma história doentia e imprevisível, cujo quebra-cabeça de atrocidades é muito mais complexo do que se pode imaginar.

Compre o livro na Amazon

1 comment

  1. Olá, tudo bem?
    Eu ganhei esse livro recentemente e estou louca para ler. No geral tenho lido muitos elogios sobre ele, mas fiquei curiosa sobre essa sensação conflitante em relação ao final.

    Beijo!
    https://muitoamorpelaspaginas.blogspot.com/

    ResponderExcluir