Resenha: A Rainha Negra

 

Autor: Jumata Emill | Editora: Galera Record | Número de Páginas: 440 | Ano: 2024

Tradutora: Melissa Lopes

Nota: 4

Nova Albright é a primeira Rainha Negra da escola devido uma política de cotas e isso obviamente enfureceu muitas pessoas, uma delas é Tinsley McArthur, uma garota branca que está acostumada a ter tudo em suas mãos.

Tinsley McArthur vem de uma longa linhagens de rainhas, sua irmã e mãe sempre se gabaram disso, mas agora ela não será rainha, Nova não cedeu as suas intimidações e muito menos aceitou suborno, afinal o que ela precisa fazer para silenciar essa garota?

As coisas no colégio Lovett High não andam bem, a tensão racial é grande e no dia da coroação de Nova, Tinsley acaba falando muitas coisas odiosas (uma delas é que Nova deveria ser morta e jogada no cemitério de escravizados que ela tanto cuida), mas Tinsley não imaginava que seria filmada por uma das amigas e no outro dia esse vídeo seria um viral.
Como se não bastasse isso, Nova aparece realmente assassinada e jogada no cemitério, agora vem a questão: Tinsley McArthur cometeu esse assassinato?

Com uma narrativa pelo ponto de vista de duas personagens (Tinsley e Duchess) o leitor vai investigando o assassinato de Nova e descobrindo que a garota mantinha vários segredos.
Inclusive nessa história temos outra história paralela rolando, um homem negro que trabalhava para uma família foi preso sem qualquer prova que ele assassinou de fato toda a família, a polícia quer culpá-lo apenas por ser negro e estar no local errado enquanto Tinsley está em liberdade.

O livro aborda a questão racial em vários âmbitos, vemos também fake news e até mesmo abuso infantil. Foi uma leitura muito interessante, é difícil sentir empatia por Tinsley, mas aos poucos ela vai melhorando.
Inclusive o livro é bem direto ao ponto e com as pontas soltas bem fechadinhas!

Apesar da temática pesada, é uma história fácil de se ler e bastante fluida, os personagens são adolescentes, então obviamente uma coisinha ou outra você pode acabar se aborrecendo, mas nada que prejudique muito a leitura.
Descobri rápido quem era o assassino, mas isso não atrapalhou minha experiência, pois a motivação do crime nem sequer passou pela minha cabeça. Então se você gosta de mistérios adolescentes, não esqueça de embarcar nessa jornada!



Sinopse: Nova Albright, a primeira rainha negra do baile de volta às aulas do Colégio Lovett High, foi assassinada na noite da coroação. Seu corpo é encontrado no cemitério onde costumavam enterrar os escravizados da cidade.
Mas, na noite do crime, um vídeo se torna viral. As imagens mostram Tinsley McArthur, a garota branca, linda e rica que disputou o título com Nova, afirmar que deveria ter matado a concorrente e deixado o corpo no lugar onde ele de fato foi encontrado. As suspeitas recaem sobre Tinsley. Na escola, todo mundo sabe que a garota faria qualquer coisa para ser coroada.
E Duchess Simmons, a melhor amiga da Rainha Negra, é a pessoa que tem mais certeza sobre a culpa de Tinsley. Ela acredita que a garota branca é privilegiada o suficiente para achar que pode sair impune do crime. Mas Duchess precisa enfrentar outro problema: seu pai é o primeiro capitão negro da polícia da região e se vê de mãos atadas diante da burocracia e da politicagem da instituição. O que significa que Tinsley pode mesmo se safar da acusação.
Quando a menina pede que Duchess a ajude a provar sua inocência, ela aceita. Mas Duchess só tem uma coisa em mente: fazer justiça pela vida de sua amiga. Nem que para isso precise se aproximar de quem acredita ser a assassina. Ela só não imaginava que a investigação começaria a revelar segredos sobre o passado de Nova. Segredos que podem mudar tudo. Afinal, quem era de verdade a Rainha Negra?

Compre o livro na amazon

0 comments