Resenha: A Profecia do Tatu

 

Autor: Zerocalcare | Editora: Poseidon | Número de Páginas: 160 | Ano: 2023 

Nota: 3

Nessa história iremos conhecer Zero e seu alter-ego representado por um Tatu gigante, Zero é um personagem deslocado e incompreendido que busca um sentido para a vida e um futuro melhor.

Quando Zero recebe a notícia de falecimento de uma amiga de infância que foi seu primeiro amor, ele embarca em uma jornada de memórias onde conhecemos um pouco mais sobre ele, seus medos, fragilidades e vemos também um pouquinho sobre seus amigos.

A vida adulta nem sempre é tranquila, por isso entendo os temores e incertezas que Zero vai passando ao longo das páginas, afinal não é fácil se encaixar na vida adulta e a frustração de não crescer igual aos outros sempre bate a nossa porta. Foi uma leitura cheia de reflexões e referências a cultura pop italiana!

Com uma linguagem fácil e uma trama simples, A profecia do tatu apresenta uma história sobre relacionamentos humanos e os dramas adultos (e também adolescentes). Foi uma leitura muito rápida de fazer, mas ela não se aprofunda tanto e senti em alguns momentos que faltava alguma coisa na história, acredito que por ser uma história não linear fiquei com essa mistura de confusão e falta de algo.

No mais, foi uma leitura muito interessante, não conhecia o trabalho do autor e fiquei curiosa em assistir o seriado da Netflix baseado nessa obra.




Sinopse: O grande fenômeno do quadrinho europeu, com mais de dois milhões de cópias vendidas somente na Itália, chega finalmente ao Brasil em uma edição especial com 16 páginas em cores. A Profecia do Tatu representa a visão de mundo do personagem, que se sente deslocado e incompreendido na sociedade, mas também revela uma busca, a esperança, em acreditar que há algo mais além da superfície – um sentido para a vida e para o futuro. A obra marca a descoberta de um dos maiores talentos dos quadrinhos europeus. A trama é aparentemente simples: o personagem e sua consciência, representada por um tatu gigante, são lançados em uma espiral de memórias com a notícia da morte insidiosa de Camille, amiga de infância e seu primeiro amor. Parte retrato geracional, repleto de referências à cultura popular, parte tratado sobre psicologia urbana, “A profecia do tatu” é, em última análise, uma crônica sobre as oportunidades da vida, repleta de humor, tão delicada quanto cruel quando se trata de desmascarar as próprias fragilidades... que, no entanto, são de todos.

1 comment

  1. Parece uma história cativante e a edição parece ser linda, queria ver mais fotos :D
    Obrigado pela indicação.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir